O Galaxy Note 5, novo foblet da Samsung foi anunciado na última quinta-feira (13). Mas será que ele traz muitas vantagens em relação ao Galaxy Note 4? Veja no comparativo se o desempenho, a tela, a câmera e o custo-benefício do novo Note valem o investimento. Ou se é melhor permanecer com o smartphone "gigante" de 2014.
Testamos o Galaxy S6 Edge Plus, novo top de linha 'gigante' da Samsung
Design: Galaxy Note 5
O Galaxy Note 4 e o Galaxy Note 5 possuem design bastante semelhantes, a começar pelas dimensões. O modelo mais antigo possui 153.5 x 78.6 x 8.5 mm e pesa 176 gramas, enquanto o novo top, um pouco menor e mais leve, tem 153.2 x 76.1 x 7.6 mm, com 171 gramas. A maior diferença entre os dois, porém, fica por conta do material usado.
Enquanto o Note 4 possui um corpo de metal e uma traseira de couro sintético, o Note 5 é feito de alumínio, com o vidro Gorilla Glass 4 na parte de trás. Além disso, as costas do smart mais recente também é levemente curvada, para se encaixar confortavelmente nas mãos dos usuários.
Confira o teste completo do Galaxy Note 4
Outra característica do design que faz o Note 5 levar vantagem é a S-Pen. Agora, a caneta é auto-ejetável, pois ganhou um botão na extremidade inferior que, ao ser clicado, solta a canetinha do aparelho. O ponto negativo fica por conta da bateria, que não é removível - diferentemente do Note 4 -, e da ausência de entrada para cartão microSD.
Tela: Empate
Os dois modelos possuem as mesmas especificações de tela. Ambos contam com tela Super AMOLED de 5,7 polegadas, com resolução QuadHD, ou seja, quatro vezes melhor que o HD comum. A resolução é de 2.560 x 1.440 pixels, com 518 ppi. As telas também são multitouch, recurso que ajuda muito útil ao utilizar a S-Pen.
Desempenho: Galaxy Note 5
O Galaxy Note 4 conta com um processador quad-core de 2,7 GHz Qualcomm Snapdragon 805. Há também versões octa-core, com um quad-core de 1,3 GHz e e outro de 1,9 GHz. Além disso, ele possui memória RAM de 3 GB e 32 GB de espaço de armazenamento interno, expansível até 128 GB com cartão microSD.
Já o Galaxy Note 5 conta com um processador superior, o Exynos 7420 octa-core, com um quad-core de 2,1 GHz e outro de 1,5 GHz. Ele também possui mais
Câmera: Galaxy Note 5
Tanto o Note 4 quanto o Note 5 possuem câmera traseira com 16 megapixels, mas a resolução da câmera frontal é diferente: 3,7 megapixels para o mais antigo e 5 megapixels para seu sucessor, o que pode fazer muita diferença na qualidade das “selfies”. Ambas possuem lentes com abertura de f/1.9 e contam com a função Smart OIS, que oferece fotos livres de borrões, mesmo se você mexer na hora de fazer o registro.
Sobre vídeos, a câmera do Note 5 filme em 4K e traz recursos como o Auto-HDR em tempo real. Por isso, o novo modelo da marca leva vantagem e vence em mais uma categoria.
Bateria: Galaxy Note 5
O Note 4 possui bateria de 3.220 mAh, vencendo, em números, seu sucessor, cuja bateria conta com 3.000 mAh. Ambos conseguem, facilmente, aguentar o dia inteiro longe das tomadas. Porém, o Galaxy Note 5 traz algumas novidades que podem fazer com que a diferença de 220 mAh não seja uma grande vantagem.
Qual é o melhor smartphone em custo-benefício? Opine no Fórum do TechTudo
Além do modo de economia de bateria, já presente no modelo anterior, o Note 5 traz novos modos de carregamento via wireless. O recurso de carregamento sem fio é o ponto forte da bateria do Note 5 e promete uma recarga completa em até 120 minutos.
Preço e disponibilidade: Galaxy Note 4
O Galaxy Note 4 pode ser facilmente encontrado no mercado brasileiro e tem preço médio de R$ 2.500. Já o Galaxy Note 5 ainda não está à venda e também não teve seu preço divulgado. Porém, a Samsung confirmou que já foi iniciada sua produção em território nacional. Ainda não há uma data para o lançamento do modelo no Brasil.
Conclusão: Galaxy Note 5
Após analisar diversos critérios de comparação, é possível perceber a superioridade do Galaxy Note 5 em relação ao Galaxy Note 4, seu antecessor. Porém, a diferença não foi gritante em nenhum dos quesitos, e a vantagem se deu por detalhes e poucos fatores. Apesar de não ser o vencedor, o Note 4 é também um excelente aparelho.
Se vale mais a pena investir na novidade do que no Note 4? Isso vai depender do valor com o qual o Note 5 chegará ao mercado brasileiro. Como ambos entregam um bom resultado e as vantagens são sutis, o preço certamente fará a diferença na hora de decidir qual smartphone comprar.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como descompactar arquivos ZIP e RAR online usando Google Drive
- Campainha inteligente Belle tem câmera e 'conversa' com suas visitas
- Câmera vestível que tira foto instantaneamente ganha função vídeo
- Par Perfeito ganha função Vídeo Date para paquera por videochamadas
- Qual a diferença entre PPS e PPT no PowerPoint?
- App do Google transforma foto em pintura; saiba como usar
- FIFA eClub World Cup 2020: datas, times e brasileiros no torneio mundial
- Capa para Kindle (10ª geração): sete opções para e-reader da Amazon
- Spotify para Android: como alterar a ordem de músicas em playlist
- Como instalar drivers no Windows sem usar nenhum programa