O engenheiro de software Carl Elkin criou um projeto que pode ajudar muita gente a economizar na conta de luz. O desenvolvedor é funcionário do Google e montou o Project Sunroof nas horas vagas que a empresa dá para seus colaboradores se dedicarem a ideias e projetos pessoais. O objetivo é simples: usar o Google Maps para descobrir se vale a pena instalar um painel solar no seu telhado.
Google Maps recebe função que localiza lugares 'difíceis de achar'
Em tempos de crise energética, investir em energia renovável é uma boa ideia. Porém, como saber se vale mesmo a pena instalar um painel solar? Será que a economia vai compensar os gastos? Qual o melhor lugar do telhado para fazer a instalação? São essas perguntas que o Sunroof tenta responder.
A execução do projeto é relativamente simples: através de imagens de satélite do Google Earth, combinadas com os mapas do Google Maps, é possível calcular o potencial de geração de energia de um painel solar em sua casa e, ainda, quanto você poderá economizar.
Qual é o melhor serviço de mapas online? Comente no Fórum do TechTudo.
Para isso, a Google criará um modelo em 3D do telhado da sua casa, graças às imagens em altíssima resolução geradas pelo novos satélites que tem acesso. Depois, um algoritmo irá calcular o potencial de geração de energia, além de variáveis que podem diminuí-lo, tais como árvores ou prédios que fazem sombra na sua casa.
Após os cálculos, o algoritmo combinará os resultados com os dados registrados no banco que computa os padrões de temperatura, formação de nuvens e outras variáveis que afetam a incidência de luz solar em seu telhado. E, como se não bastasse tudo isso, o Project Sunroof ainda irá calcular as possíveis posições do sol baseado em sua localização .
Com estes dados, o objetivo do Google é dizer quantas horas de sol poderão ser convertidas em energia, qual a área do telhado é melhor instalar o painel solar e, ainda, qual a possível economia que você fará ao longo de 20 anos. Por causa das variáveis, o Project Sunroof só funcionará por enquanto em duas cidades dos Estados Unidos, São Francisco e Boston, mas deve ampliar a área de cobertura.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Testamos Valorant, novo FPS para PC da Riot Games; veja o hands-on
- Sekiro: Shadows Die Twice inova gênero popularizado por Dark Souls
- Canonical encerra Ubuntu Phone e versão desktop troca Unity por Gnome
- Saiba como remover uma música com direitos autorais no YouTube
- MSI 2018: RNG, Wolves, Fnatic e KING-ZONE avançam aos playoffs
- Conheça truques e funções secretas do Google Drive
- Como jogar com Jason, Predador e novos lutadores em Mortal Kombat X?
- Lista traz os dez melhores jogos de sinuca grátis para celular
- Atril no Minecraft: saiba como fazer e para que serve o item no jogo
- Saiba a hora certa de ampliar a infraestrutura de TI