O uso de cabos e adaptadores USB-OTG, aliados com smartphones compatíveis, pode aumentar consideravelmente as capacidades dos aparelhos. USB-OTG (sigla para “On The Go”) é um padrão criado em 2001 para que dispositivos compatíveis possam se comportar como controladores (“hosts”) de outros aparelhos: um celular que aceita o padrão OTG pode ser conectado diretamente a uma impressora, pen-drive, HD externo, leitor de cartões e etc assumindo o papel de controlador, como se fosse um PC.
A ideia é que o aparelho a ser definido como “host” seja um smartphone e, para isso, é necessário usar um adaptador para ligar o telefone ao acessório desejado. No Brasil, os adaptadores são bem fáceis de se encontrar por preços na casa dos R$ 20.
Selo, presente em caixas e manuais, certifica que o aparelho é compatível com o padrão USB-OTG (Foto: Divulgação/USB.org)
Para saber se seu aparelho é compatível, procure o selo USB-OTG, como na imagem abaixo, na caixa do celular. Se você não tem mais a caixinha, uma consulta na Internet pode responder a sua dúvida com facilidade.
Abaixo, você conhece alguns exemplos do uso do USB-OTG no smartphone.
Faça do celular um desktop
Com o uso do USB-OTG é possível conectar mouse e teclado ao celular. Espelhando a tela do smartphone via Chromecast torna o aparelho em um desktop.
Usando hub com múltiplas portas, é possível fazer do celular um desktop (Foto: Divulgação)
Alguns tipos de mouse, especialmente versões gamer com muitos botões, podem ter compatibilidade limitada, mas o básico, como movimento do cursor na tela e as operações de clique com os botões principais funcionara corretamente. O mesmo vale para teclados com muitas teclas extras de atalho.
Jogos com controles
Uma possibilidade bem interessante do USB-OTG é o uso de controles de videogame no celular, permitindo que quem curte jogar no Android possa usar esse tipo de acessório.
Adaptadores permitem conectar controles de videogame nos celulares (Foto: Divulgação/Datastream)
Para isso, a única exigência é que o controle tenha interface USB. Por conta disso, o ideal é procurar modelos de joysticks desenvolvidos para PCs, embora os controles de PlayStation e Xbox sejam compatíveis.
Transferir arquivos com facilidade
Em alguns casos, o processo de ligar o telefone no computador para mover arquivos pode demorar e ser um processo burocrático.
Adaptadores mais simples, como o que você vê na imagem, podem ser encontrados no Brasil por menos de R$ 20 (Foto: Divulgação)
Usando adaptadores USB-OTG, o usuário pode ligar o smart diretamente a um HD externo, ou pen-drive. Uma vez conectado, basta acessar o gerenciador de arquivos do Android para mover arquivos para lá e para cá com facilidade, sem a necessidade de u
... m PC.
Impressão ágil
Usando a ponte via OTG o usuário pode ligar seu smartphone diretamente a uma impressora. Há algumas restrições de compatibilidade, especialmente em modelos mais antigos, mas, em geral, todas elas permitem que material para impressão seja enviado diretamente do telefone.
Nessa situação, desde que o usuário tenha um leitor de cartões compatível com USB em mãos, é possível acessar o conteúdo de diversos formatos de cartões diretamente pelo celular.
É uma função útil para fotógrafos, por exemplo, que mesmo sem um computador por perto, pode transferir arquivos de seus cartões para o celular, ou tablet, para edições simples, ou para enviar para alguém.