Os dias de Candy Crush Saga no trabalho podem estar contados. O Facebook está se preparando para lançar sua plataforma para empresas em breve. O sistema, chamado de Facebook At Work, está em fase de testes desde janeiro de 2015 e consiste em uma rede social particular, na qual os integrantes só podem interagir com colegas de trabalho.
A princípio, a plataforma deve ter os mesmos recursos da rede social comum, como feed de notícias, Facebook Messenger e a opção de curtir posts, fotos e vídeos, com adição de recursos de segurança exclusivos. O serviço deve chegar para usuários e empresas no início de 2016.
Rede profissional deve ser lançada pela empresa no início do ano (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)
Em entrevista à agência de notícias Reuters, o diretor de parcerias globais de plataformas da rede social, Julien Codorniou, aponta que o Facebok At Work deve funcionar da mesma forma que o site tradicional. “Eu diria que 95% do que foi desenvolvido para o Facebook também funciona no At Work”, resume.
Apesar de não ter sido lançado oficialmente, o serviço já conta com uma página de ajuda na rede social (facebook.com/help/work). De acordo com as publicações, o perfil profissional não estará atrelado ao pessoal, sendo visível apenas para colegas de empresa.
As informações do perfil não serão editáveis e deverão ser fornecidas pelo administrador da empresa, que tem acesso a várias estatísticas sobre o uso da rede. Os usuários poderão, inclusive, ligar os perfis profissional e pessoal. No entanto, ainda não há detalhes de como o sistema funcionará.
O Facebook At Work também trabalhará na divulgação de informações da empresa, e os funcionários serão capazes de criar grupos ou eventos, além de enviar arquivos. Quem tem o hábito de jogar no trabalho, porém, deve se preparar.
Mas, de acordo com Codorniou, games como Candy Crush Saga não vão rodar com a versão empresa
A intenção da rede social de Mark Zuckerberg com a plataforma é oferecer serviços de qualidade para as companhias, como análise de dados e atendimento ao consumidor. No momento, pelo menos 300 empresas testam o At Work mundialmente, como Heineken e Banco Real da Escócia.
Apesar disso, ainda não há datas definidas para o lançamento. Sem Candy Crush ...