O Papai Noel faz parte da magia do Natal para muitas crianças. No entanto, o bom velhinho ganhou um inimigo: a busca do Google. Uma pesquisa da empresa de VPNHide My Ass mostrou que 52% das crianças brasileiras descobriram que o personagem natalino não existe de verdade através da Internet.
Plugin para Chrome e Firefox bloqueia resultados sobre Papai Noel (Foto: Caio Bersot/TechTudo)
Para ajudar na questão, um plugin para Chrome e Firefox quer manter o Papai Noel a salvo. A extensão Keep Believing in Santa identifica quando o usuário faz uma busca no Google sobre o personagem e redireciona para uma página com a imagem do velhinho, como se ele estivesse ali, em vídeochamada.
A extensão está em inglês, mas nos testes com "Papai Noel", "Papai Noel existe" e "Papai Noel não é real", em português, a ferramenta funcionou e bloqueou os resultados, mostrando o bom velhinho.
O estudo divulgado pela empresa de rede VPN (entenda o que são VPNs) revelou também que a média de idade das crianças que deixaram de acreditar em Papai Noel caiu de sete anos e dez meses para seis anos e onze meses. Os principais vilões seriam os próprios pais, que não apagam seu histórico de compras de presentes, e sites de buscas como o próprio Google.
Como usar a extensão para “salvar” o Papai Noel
Passo 1. Baixe a extensão Keep Believing in Santa para Chrome e Firefox no TechTudo Downloads;
Passo 2. Na loja do navegador, toque em "Adicionar ao Firefox" ou "Usar no Chrome" e dê todas as confirmações;
Usuário pode adicionar extensão que protege Papai Noel a Chrome e Firefox (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
Passo 3. Um botão da extensão com o Papai Noel aparecerá ao lado da barra de endereços. O plugin estará automaticamente ativado;
Extensão que protege Papai Noel foi adicionada à barra do navegador (Foto Reprodução/Elson de Souza)
Passo 4. Se quiser fazer um teste, entre no Google e faça qualquer pesquisa sobre Papai Noel. A extensão vai desativar a guia antes mesmo de você conseguir completar a pesquisa;