O bloqueio do WhatsApp deve chegar ao fim em “poucas horas” e ainda nesta quinta-feira (17), de acordo com o SindiTeleBrasil, sindicato que reúne as empresas de telefonia no Brasil. A entidade confirmou ao TechTudo que uma liminar judicial determina o retorno do WhatsApp. O programa estava fora do ar desde a 0h. Vivo, Tim, Claro e Oi estabeleceram a suspensão, assim como a Sercomtel e Algar Telecom, entre outras prestadoras.
Conheça apps alternativos para WhatsApp fora do ar
Alguns internautas já relatam que o WhatsApp voltou a funcionar. Clientes da Tim e da Oi que estavam utilizando a rede 4G/3G das operadoras. Também há assinantes da Net que receberam notificações de novas mensagens no aplicativo, mas a situação foi momentânea. A situação tende a se intensificar, uma vez que o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou o retorno do app.
Uma das principais dúvidas dos internautas era em relação ao bloqueio do WhatsApp também no Wi-Fi, o que de fato aconteceu. Embora as operadoras de banda larga não tenham se manifestado sobre o assunto, o entendimento dominante é de que a decisão afeta os grupos econômicos das prestadoras. Portanto, valeria tanto para a Claro quanto para a Net, ambas pertencentes ao grupo mexicano America Móvil. A medida ainda afeta a Embratel, uma das principais fornecedoras da infraestrutura de internet no Brasil.
Para contornar a situação, o principal aliado dos brasileiros tem sido a VPN – rede virtual privada. Esta tecnologia cria um rede privativa dentro da rede mundial de PCs e simula o acesso feito a partir de outro país. Com isso, o usuário consegue acessar o WhatsApp. Ainda assim, é necessário que os amigos também tenham aderido à tecnologia, para que consigam se falar.
Como usar o WhatsApp com VPN no celular e no PC
Enquanto o app não volta e a mensagem de “Conectando…” continua válida, alguns rivais despontaram como alternativas na busca por um app de bate-papo
No vídeo abaixo, veja como driblar o bloqueio usando VPN:
Quais é o melhor app de mensagens? Comente no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como mudar formato de ícones de apps no Android O
- Campus Party 8 revela hist?ria do Museu do Videogame Itinerante
- Como remover amigos do Waze
- Intel quer substituir entradas para fones de ouvido por USB-C
- Tudo sobre o Mac Mini 2018: veja ficha técnica e preço no Brasil
- Apple Watch pode ganhar checagem de açúcar no sangue
- Pen drive ‘bizarro’ pode destruir o seu computador em segundos
- Free Fire Pro League Brasil 2019: conheça Black Dragons, finalista da S3
- Sete upgrades que você pode fazer para deixar o PC mais rápido
- Como atender ligações automaticamente no iPhone com iOS 11