Os MacBooks são excelentes notebooks. Mas os modelos mais baratos e, consequentemente, mais acessíveis aos brasileiros, contam com SSDs com pouco espaço, como 128 GB.
Dessa forma, o uso de unidades externas de armazenamento são necessárias, como pendrive ou HD externo. No entanto, a taxa de transferência alcançada por esses periféricos fica bem abaixo da velocidade do SSD. O que acha de instalar um microSSD que pode adicionar até 384 Gb extras no MacBook? É isso que prometeu uma campanha no Kickstarter.
MicroSSD para Mac em versão de cartão de memória e pendrive (Foto: Divulgação/Kickstarter)
Este microSSD é tão pequeno que pode ser encaixado em um adaptador de cartões de memória. Ele também possui versões USB. Neste modelo, o microSSD se assemelha a um dongle USB, tais como aqueles usados para conectar teclado e mouse sem fio.
Os microSSDs contam com versões de 128 GB, 256 GB e 384 GB. Todas as versões são feitas de alumínio anodizado, o mesmo material usado nos MacBooks. Visualmente eles são bonitos e parecem se integrar bem ao Mac.
Ambos os modelos são feitos em alumínio anodizado, o mesmo material do MacBook (Foto: Divulgação/Kickstarter)
Outra vantagem deste microSSD é não deixar “pontas”. Diferente de um pendrive, por exemplo, que deixa um lado mais pontudo e grosso, estes componentes não aumentam a largura do MacBook. No caso da versão que encaixa em um adaptador de cartão de memória, ele se une totalmente ao aparelho e não deixa nenhuma borda sobrando. Assim, você não precisa se preocupar
... em retirar a unidade de armazenamento antes de levar o MacBook para qualquer lugar.
A campanha teve início em fevereiro e os envios aos colaboradores já começaram. O mais impressionante é que a contribuição mínima para garantir um microSSD de 128 GB era de apenas US$ 5, ou cerca de R$ 20 na cotação de hoje. Extremamente barato. Os envios começaram em outubro, inclusive para o Brasil.