Halo 5: Guardians ainda nem foi lançado, mas os donos do Xbox One que possuem a Master Chief Collection já podem sentar a bala em outros Spartans na versão beta do multiplayer. A 343 Industries abriu a fase de testes no dia 29 de dezembro e pretende mantê-la aberta até o dia 18 de janeiro deste mês. Confira as nossas impressões sobre o aguardado FPS.
Halo 5: Guardians terá edições especiais com preços entre R$ 140 e R$ 680
É fácil de encontrar outros Spartans
Antes de qualquer impressão inicial sobre os aspectos técnicos do game, devemos ressaltar o ótimo trabalho da 343 Industries. Afinal, a empresa soltou a versão beta com uma conexão totalmente estável, diferente de sua recém-lançada compilação.
As adversidades que afetaram (e ainda afetam) o matchmaking de Halo: The Master Chief Collection – a excelente coletânea que trouxe os clássicos numéricos do mascote da Microsoft –, ao que tudo indica, fizeram com que a equipe de desenvolvimento tivesse muito mais cuidado com a conexão do novo game.
Apesar de se tratar de uma versão de testes, a comunidade de Halo certamente ficará bastante otimista com o material, já que praticamente não há problemas relacionados à criação de partidas e localização de jogadores – ainda que certas rodadas demorem um pouco mais para iniciar.
Modernizando a franquia
Além de um visual impressionante e digno da nova geração (mesmo rodando em 720p e 60 fps – versão final do jogo deve rodar em 900p e 60 fps), Halo 5: Guardians traz diversas mudanças significativas à jogabilidade clássica da franquia. Agora, o jogador é capaz de mirar com mais precisão (a desenvolvedora apelidou a técnica de “mira inteligente”) utilizando o gatilho “LT”, assim como em Call of Duty, Battlefield e Destiny.
O zoom pode ser utilizado por qualquer jogador e em praticamente qualquer arma, mas, assim como em Halo 2, caso você leve algum tiro, a mira precisa será desabilitada, justamente para simular o impacto das balas inimigas. O recurso é uma excelente novidade e deve ajudar os gamers novatos, porém a mira aberta continua sendo a melhor opção para a execução de abates múltiplos.
Diferentemente de todos os outros games da série, o multiplayer de Halo está muito mais frenético e intenso. Isso porque, agora o jogador pode correr desenfreadamente pelos cenários, sem a necessidade de uma habilidade específica para executar a ação.
No entanto, o escudo não regenera enquanto o personagem corre, o que significa que o jogador terá que decidir se vale a pena fugir de um rival ou se é melhor manter-se escondido em um canto para recuperar completamente o medidor. Caso você queira se livrar de tiros mortais na cabeça, lembre-se de que você pode deslizar no chão após uma corrida para surpreender o adversário.
Além da possibilidade de correr, você será capaz de utilizar a habilidade de dash com o botão “B” para escapar rapidamente de DMRs e Rifles de Precisão e Luz. Além disso, ao direcionar a skill na posição de um inimigo, será possível quebrar o escudo rival na mesma hora, fa
Outra ação interessante que abre novas possibilidades para as partidas é a capacidade do Spartan pairar no ar por alguns instantes (pressione o “LT” para manter-se estático por alguns segundos). Há ainda um movimento difícil de dominar, cujo objetivo é exterminar o inimigo em uma só pancada.
A jogada consiste em um ataque aéreo, que é ativado quando você pressiona o botão do analógico direito enquanto está no ar. Com o personagem planando, será preciso definir o rastro de destruição desejado. Este tipo de estratégia certamente será bastante utilizado para exterminar oponentes munidos com armas de ataque corpo a corpo.
Mapas, modos e armas
No momento existem apenas dois tipos de modos disponíveis: Assassino e Fuga. O primeiro nada mais é do que a clássica modalidade, que concede uma vitória à equipe que alcançar 50 pontos primeiro. Em Fuga, morreu já era – alguém aí se lembra de Counter-Strike? As partidas não possuem respawn, portanto, a equipe vencedora é aquela que sobrevive durante um maior número de rodadas.
Novos mapas estão sendo disponibilizados periodicamente durante todas as semanas. Alguns mapas ainda são aguardados pelos jogadores, mas podemos adiantar que todos os que jogamos até o momento possuem a essência da franquia.
Os ambientes não são grandes. Na verdade, tratam-se de pequenas arenas de batalha com diversas camadas, esconderijos, caminhos e possibilidades. Um dos destaques fica por conta de Eden, uma base espacial futurista repleta de salas, corredores e plataformas abertas, perfeitas para atuações de Rifles de Precisão e Batalha.
O mapa Regret merece todos os elogios possíveis. Além de ser visualmente um cenário belíssimo e detalhado, composto por uma espécie de jardim sagrado na região central, ele possibilita confrontos verticais bem divertidos.
Temos a certeza de que o arsenal de armas de Halo 5: Guardians será consideravelmente expandido, mas, por enquanto, o set é constituído pelo que há de melhor do passado: DMRs, Rifles de Precisão, Luz e Batalha, pistolas, Espadas de Energia, Granadas de Plasma e, é claro, SMGs.
Aliás, a submetralhadora está muito mais agressiva de perto, podendo exterminar oponentes em poucos tiros. O lançador de granadas Hydra é uma grata surpresa e, felizmente, não é uma arma “overpower” como muitos fãs pensavam.
Futuro promissor
Halo 5: Guardians tem tudo para ser o maior e melhor exclusivo do Xbox One neste promissor ano para o mundo dos games. A 343 Industries está dando um grande passo e, pelo que nós vimos até agora, um passo firme e preciso. A evolução é natural, a modernização é necessária; porém o feeling característico da querida franquia da Microsoft permanece intocado.
Qual o melhor FPS para você? Opine no Fórum do TechTudo!
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Fifa 15 Ultimate Team ganha cartas especiais de Benelux e Rest of World
- Plugins para Google Chrome só poderão ser baixadas na Chrome Web Store
- Saiba como resolver o quebra-cabeça dos circuitos em Watch Dogs 2
- Quais formatos de vídeo o Facebook aceita? Entenda tudo sobre upload
- Cinco curiosidades sobre PlayHard, streamer de Free Fire e jogos mobile
- Do Galaxy Note 7 ao Note 8: veja o que mudou no supercelular da Samsung
- Nova iniciativa busca aproximar esports dos Jogos Olímpicos; conheça
- Como conectar uma conta do Google Talk no Pidgin
- Como ligar o Chromecast sem precisar de tomada perto da TV
- CS:GO: como configurar uma cfg de treino