A Boston Dynamics, empresa comprada pelo Google há dois anos, acaba de apresentar a mais nova versão do robô Atlas. Diferente da maioria, o androide consegue lidar com situações inesperadas, como levantar sozinho após ser derrubado - por exemplo.
Atlas é um humanoide de aproximadamente 1,80 m e 81 kg. Ele caminha ereto, sobre dois pés, e consegue abrir portas, carregar objetos e recuperar algo que lhe foi tirado das mãos abruptamente. O robô é projetado para operar sob estresse, ao contrário dos demais, que realiza apenas tarefas repetitivas.
Robô caminha na neve ao lado de humano (Foto: Divulgação/Boston Dynamics)
O novo protótipo é mais elegante, ágil e silencioso que o anterior. A alimentação também melhorou. A última versão ficava presa a uma fonte de energia interna, enquanto a atual usa bateria elétrica interna. O acionamento é feito de forma hidráulica.
No vídeo demonstrativo percebe-se que ele consegue manter o equilíbrio mesmo caminhando em terrenos irregulares, como a neve. Isso é possível graças aos sensores LIDAR (tecnologia com nome do inglês "Light Detection And Ranging"), localizados no corpo e pernas. Na cabeça estão sensores estéreo para que o Atlas evite obstáculos, avalie o terreno, ajude com a navegação e manipule objetos.
Atlas, robô que consegue levantar sozinho e lidar com o inesperado (Foto: Divulgação/Boston Dynamics)
A Boston Dynamics
... é uma das primeiras empresas a constituir o conglomerado do Google voltado para robótica. A companhia trabalha essencialmente com a área militar, embora não tenha anunciado nenhuma grande ação desde foi incorporada pela gigante de buscas.