Os modelos de TVs com resolução 4K, também conhecidas como UltraHD, estão com preços cada vez menores no Brasil. Com imagens mais nítidas, os usuários podem aproveitar o padrão em conteúdos do YouTube e Netflix. Além disso, a maioria dos televisores com a resolução são também Smart TVs e possuem módulo Wi-Fi integrado.
Onde e como assistir vídeos em 4K na Internet; veja lista de streaming
Mas será que vale a pena investir em uma TV com tela 4K ou é melhor esperar mais alguma atualização? Confira situações em que o aparelho justifica a compra. Já há produtos disponíveis no mercado nacional com 40 polegadas na casa dos R$ 2 mil.
O que é TV 4K/UltraHD
A TV 4K, também apelidada de UltraHD (3840 x 2160 pixels), possui uma resolução de tela muito maior do que as televisões mais comuns, conhecidas como FullHD (1920×1080 pixels).
Enquanto uma TV FullHD pode exibir no máximo 2.073.600 pixels na tela, uma UltraHD pode exibir 8.294.400 pixels. Ou seja, as TVs 4K apresentam quatro vezes mais pixels que uma FullHD. O resultado disso são imagens muito mais nítidas.
Para oferecer a qualidade, é preciso que o processador da TV seja mais avançado, o que de certa forma explica o valor mais alto dos aparelhos. No caso da transmissão via web, é necessário ter no mínimo uma conexão de 30 Mbps.
Onde há conteúdos em 4K para assistir?
Infelizmente, no Brasil ainda não há transmissão em 4K de emissoras locais ou até mesmo via TV por assinatura. O único lugar onde há conteúdo no formato para assistir com facilidade é na Web. Portanto, é preciso ter uma boa conexão, com pelo menos 30 Mbps.
A Netflix e o Youtube são duas fontes universais de conteúdo em UltraHD. No caso do streaming de filmes e séries, basta digitar “4K” na busca para visualizar a programação nessa resolução.
Já no Youtube, o formato do vídeo vai depender do produtor do conteúdo. Caso o usuário tenha filmado em 4K, a maioria das TVs irá configurar a reprodução do vídeo diretamente para essa resolução.
Também é possível assistir filmes e séries da Sony através do serviço Sony Video Unlimited. O programa pode ser acessado diretamente das TVs da fabricante, ou por meio de aparelhos da empresa, como o PS4.
Uma dúvida frequente dos usuários é a aquisição de TVs 4K para Blu-Rays e games. No caso dos filmes, há muito pouco conteúdo disponível nessa resolução e é difícil encontrar com legendas em português. Já nos jogos, a compra só se justificaria para reproduzir games com exatamente essa resolução.
Vale a pena trocar de TV agora?
Se você já possui uma TV FullHD e deseja trocar por uma TV 4K, fique atento para as restrições. É preciso ter uma boa conexão à Internet para aproveitar os conteúdos dispon
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Uma dica é ficar atento com as funções de Upscaling que muitas fabricantes anunciam. Essa técnica pode esticar a imagem para que seja exibida na tela inteira. Na grande maioria das vezes, o resultado pode ficar diferente do esperado, e até pior do que sem Upscaling.
Preços cada vez mais baixos
A boa notícia para quem quer comprar uma TV de 4K, é o preço. Apesar das feiras de tecnologia sempre exibirem modelos de 70 e até 80 polegadas, há modelos mais modestos de 40 polegadas que trazem toda a qualidade UltraHD a um preço amigável. Alguns aparelhos estão na casa dos R$ 2 mil.
Qual Smart TV vale a pena comprar? Comente no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Top 10 extensões para baixar vídeos do Facebook no Google Chrome
- Como descobrir se alguém segue você de volta no Snapchat
- TFT: veja as combinações com as Luvas do Pugilista, novo item do modo
- Overclockers fazem processador 'monstro' Skylake rodar a 6.8 GHz
- Projetor compacto transforma tela de celular em TV
- Samsung marca lançamento do Galaxy S21
- COD Black Ops 3: edição especial inusitada inclui minifreezer e DLCs
- Demo de Horizon Zero Dawn mostra novos monstros e sistema de crafting
- Como fazer uma avalia??o no Google Maps e ganhar recompensas pelo smart?
- The Walking Dead: Our World terá lançamento em julho no iOS e Android