SimCity é uma franquia que se firmou como uma das maiores no gênero de simulação, construção e administração de cidades. Seu grande sucesso em diferentes plataformas, principalmente no PC, rendeu uma série de títulos e spin-offs que marcaram o mundo dos games, como The Sims. Confira algumas curiosidades interessantes da série.
Confira review completo de SimCity
A origem
O primeiro SimCity foi lançado pela Maxis em 1989 para Mac, porém, sua versão inicial foi desenvolvida para Commodore 64 em 1985. O criador da franquia foi Will Wright, que recebeu inspiração para o jogo graças a uma das opções de “Raid on Bungeling Bay”, seu primeiro game, que permitia a criação de mapas. Outra curiosidade é que antes de receber o título atual, o jogo se chamava “Micropolis”.
A ideia do título era nova, mas não muito atraente para as produtoras na época, que inicialmente não acreditaram no potencial de venda do game. Depois de várias tentativas, Will Wright conseguiu publicar o seu jogo pela Maxis, que foi lançado inicialmente para Amiga e Mac, com versões para PC e Commodore 64 nos anos seguintes.
Várias versões
Antes de fazer sucesso exclusivamente no PC, SimCity ganhou versões para várias plataformas, tanto no PC como nos consoles. SimCity 2000, o segundo título da franquia, recebeu versões para Super Nintendo, Sega Saturn, PlayStation, Nintendo 64, 64DD (exclusiva do Japão) e até mesmo para GameBoy Advance.
O interessante é que cada versão possuía alguma peculiaridade, como a de PlayStation, que permitia que o jogador dirigisse por toda a cidade. Já a de Nintendo 64DD tinha uma série de mini games extras.
A cidade perfeita
Apesar de não ter um objetivo específico, sua missão em SimCity é criar, desenvolver e administrar uma cidade. E assim como na vida real, o jogo impõe diferentes obstáculos, como crimes, desastres naturais e diversos outros fatores que podem influenciar seu progresso. Porém, há pessoas que levaram esse objetivo ao extremo para criar a metrópole perfeita.
Estamos falando de Magnasanti, uma cidade com 6 milhões de habitantes, sem crimes ou qualquer tipo de problema. A metrópole “perfeita” foi um estudo de Vincent Ocasla, ex-aluno de arquitetura, que dedicou quatro anos da sua vida estudando equações para obter a fórmula exata para o sucesso em SimCity 3000.
A cidade levou um ano para ser planejada e dois anos para ser totalmente construída, ocupando todos os limites do mapa. Com isso, o estudante afirma, de certa forma, ter “zerado” o jogo que deveria ser impossível de concluir.
It’s me, Mario!
Outra curiosidade é a presença do mascote da Nint
Não, o nome não é apenas mera coincidência. A série The Sims surgiu inicialmente como um “spin-off” de SimCity, desenvolvido pelo mesmo criador da franquia de simulador de cidades, Will Wright. O título, que também é um simulador, que coloca em destaque os moradores da cidade de SimCity, chamados de “Sims”. No game, o jogador pode criar, controlar e desenvolver a vida do seu personagem na vizinhança.
O carismáticos moradores da cidade rapidamente se tornaram populares, transformando The Sims em um dos títulos mais vendidos de todos os tempos para PC. O game ganhou quatro sequências e várias expansões, e até mesmo ligação com títulos da série SimCity. Por exemplo, é possível importar a sua cidade de SimCity 4 para o The Sims 2.
SimCity 2013: Bugs e sem modo offline
SimCity 2013, o sexto título da série, teve uma estreia um tanto polêmica. Além de trazer grandes mudanças para a franquia – com um visual totalmente 3D e multiplayer online – o título ficou marcado por uma série de bugs e problemas logo no lançamento. Porém, o grande motivo de reclamações era outro: o game não tinha singleplayer offline, exigindo que os jogadores estivessem sempre conectados à internet para jogar.
Para piorar a situação, o título apresentou também problemas de conexão, que somada a obrigatoriedade de estar sempre online, rendeu graves críticas ao game. Como resultado, o jogo teve até suas vendas suspensas na loja Amazon uma semana após o lançamento. Felizmente, a EA se responsabilizou pelos problemas, oferecendo atualizações e até mesmo jogos grátis para amenizar a situação. No entanto, o modo offline veio quase um ano depois.
Godzilla, monstros e UFO
Desastres naturais são comuns nos jogos da série SimCity, porém, existem outros eventos aleatórios que causam catástrofes ainda maiores. Monstros como lagartos gigantes (Godzilla), criaturas robóticas (AutoSaurus Wrecks) e até mesmo vilões de outras séries (Bowser) aparecem como desastres em diferentes versões do game.
Outra curiosidade é a presença de seres extraterrestres em quase todos os títulos da série, causando confusão e destruição nas cidades. Conhecidos como UFO, esses eventos causam a aparição de naves extraterrestres que podem abduzir Sims e destruir construções usando raios laser.
Referências à outras séries
Como você já deve ter percebido, os desenvolvedores de SimCity adoram colocar pequenas referências à outros jogos nos títulos da franquia. Outro bom exemplo aparece em SimCity 4, onde uma das primeiras zonas industriais que você precisa desenvolver se chama “Kane Tiberium”. O nome faz referência ao personagem Kane, da série Command & Conquer. Já o Tiberium é um dos principais recursos do game.
O que você achou de SimCity? Opine no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Quem ama videogames deve pensar em comprar uma TV OLED
- Como usar o Adblock Plus no celular e evitar anúncios?
- Câmera Canon EOS 77D chega ao Brasil com promessa de autofoco rápido
- Como pagar boletos com a NuConta
- Fallout: confira curiosidades da franquia de RPG da Bethesda
- Como deixar Chrome e Firefox mais rápidos desativando imagens pesadas
- Como deixar o Twitter preto com as opções de modo noturno no iPhone
- Sword Art Online tem novo jogo para PS4 e PS Vita que simula um MMO
- League of Legends: entenda como funciona o Clash, novo modo do LoL
- CS:GO: FURIA vence a Triumph e segue invicta na ESL Pro League