Uma série de 15 falhas de segurança graves foram descobertas no kernel (núcleo) do Ubuntu, distro Linux desenvolvida pela Canonical. Os problemas, que acabam afetando diretamente as edições 12.04, 14.04 e 15.10 do sistema operacional, podem ser corrigidos com uma atualização do componente. Os problemas foram listados em avisos de segurança do Ubuntu, que esclarecem mais a fundo os riscos envolvidos em continuar usando o computador com o sistema operacional desatualizado. As falhas foram descobertas por desenvolvedores e hackers de Linux.
Windows 10 ganha build 14342 com mais extensões para Microsoft Edge
No total, são 15 problemas apontados e prontamente corrigidos, todos de alguma gravidade: o CVE-2015-8767, talvez o mais sério de todos eles, permite que um computador seja invadido remotamente, dando ao invasor a chance de causar travamentos no sistema. Outras brechas graves da lista não servem de porta para intrusos, mas permitem que informações sejam obtidas por invasores.
Como corrigir o problema?
De acordo com a Canonical, a atualização do sistema é altamente recomendável para usuários das edições Ubuntu 12.04 LTS, Ubuntu 14.04 LTS, e Ubuntu 15.10. O processo de atualização é simples, bastando que seja usado um comando dentro do Terminal para dar a ordem de fazer o update:
sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade
Esse comando vai desencadear o processo de atualização do seu Ubuntu. O sistema operacional irá buscar pacotes atualizados em repositórios de confiança para uma série de aplicativos e recursos, além de aplicar modificações oficiais do kernel realizadas pela própria Canonical.
O que é kernel?
Kernel é um dos componentes que perfazem um sistema operacional, seja ele Linux, Windows, Mac OS e etc. Para entender melhor sua importância, basta compreendê-lo como uma camada básica do software operativo (kernel, em inglês, significa núcleo), responsável por estabelecer a comunicação entre o sistema e o hardware. Nessa analogia, em que o kernel é o núcleo, e a interface gráfica com que interagimos é uma camada que reveste o kernel, fica fácil entender por que ele é tão importante.
Como atualizar o kernel
No Linux, há a possibilidade de atua
A grande questão é que esse procedimento é bastante avançado, requer conhecimento mais aprofundado do Linux e não é livre de riscos: um processo de atualização mal sucedido, ou a aplicação de um kernel incompatível com a versão do sistema operacional e com o computador em si pode provocar uma série de erros, que vão desde instabilidades do sistema a travamentos constantes.
Para evitar traumas, a melhor maneira de garantir um kernel atualizado e um computador seguro é atualizando o sistema a partir do comando sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade. Isso garante que seu computador estará rodando a versão mais atual e oficial do kernel para Ubuntu.
Netflix não abre no Ubuntu (Linux), como resolver o problema? Troque dicas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Review PlayStation 5 (PS5): evolução do PS4 abre portas para uma nova geração
- EA Sports UFC receberá Brock Lesnar entre os lutadores 'lendários'
- Aplicativo para fazer propaganda: como criar banner online no celular
- Falha em controladores Wi-Fi pode deixar milhões de dispositivos em risco
- LG Velvet vs Galaxy S20 FE: compare preço e ficha técnica
- Dell anuncia nova geração do tablet Venue 11 Pro Série 7000 no Brasil
- Samsung anuncia produção de memórias GDDR5 que prometem rapidez e economia
- Brasil tem seis supercomputadores no Top 500 mundial; conheça as máquinas
- Dica permite adicionar vídeos do YouTube à playlists direto da busca
- Veja os requisitos mínimos de Heroes of the Storm e otimize os gráficos