A Microsoft confirmou o lançamento do Windows 10 Consumer Preview, para a próxima quarta-feira (21), em evento nos Estados Unidos. Graças ao Windows 10 Technical Preview e alguns rumores, já é possível antecipar características do novo sistema. Para deixá-los informado antes do evento, o TechTudo mostra a seguir um breve resumo do que vem por aí.
Como usar mais de uma conta do Dropbox e Google Drive no Windows e Mac
De acordo como o anúncio da Microsoft o evento de quarta-feira será para o lançamento do Windows 10 Consumer Preview, uma versão de testes do sistema operacional com recursos voltados ao usuário comum. Essa edição do sistema irá suceder a Technical Preview (liberada há alguns meses) e possivelmente será uma prévia da versão final, que deverá ser lançada na metade de 2015.
Mesmo com a disponibilização da Technical Preview, muitas novidades são esperadas nessa nova edição. Algumas das novas funcionalidades já apareceram em rumores e outras ainda nem foram comentadas. De qualquer forma, todas poderão ser confirmadas no dia do evento, então, conheça algumas essas “possíveis” novidades.
Fim do Internet Explorer e novo navegador
Depois de anos empurrando o Internet Explorer junto com o Windows, parece que agora a Microsoft irá finalmente abandoná-lo e lançar um novo navegador. Os rumores que, antes indicavam a chegada de um Internet Explorer com visual mais próximo do padrão atual do Google Chrome e Mozilla Firefox, agora apontam para outra direção: um novo navegador da Microsoft.
Segundo as fontes do site Zdnet, a Microsoft estaria construindo um navegador chamado Spartan, porém, este não seria uma nova versão do IE, mas sim um novo navegador criado para substituí-lo. Se lançado, o browser poderá decretar o fim do desenvolvimento do IE, para alegria de seus críticos.
Novas formas de monetizar o Windows 10
Outra novidade que pode aparecer nesse evento ou até mesmo no lançamento da versão final será a divulgação da forma como ele será monetizado pela empresa. De acordo com o diretor de operações da Microsoft, Kevin Turner, o sistema poderá ser comercializado de um modo bem diferente do que é feito atualmente, como a venda de licenças para computadores.
O assunto já é de conhecimento público e por isso, a grande pergunta é, como isso será feito, já que as afirmações de Turner abrem espaço para todo tipo de possibilidades. Contudo, diante da decisão da Apple de oferecer o OS X Yosemite grátis e o custo zero dos diversos sistemas operacionais gratuitos, é possível que a Microsoft termine por disponibilizar seu sistema gratuitamente, atrelado a outros produtos ou até mesmo venha a cobrar um preço simbólico.
Windows em todos os dispositivos
A Microsoft vem prometendo há quase um ano que a próxima versão do Windows seria muito mais unificada em PCs, tablets e telefones. A ideia da empresa é que o sistema tenha um único núcleo e uma única loja de aplicativos. Com a mudança, os usuários poderão mudar de dispositivo sem se preocupar muito em ter que aprender a usar a interface do sistema. Isso também deve aumentar o número de aplicativos disponíveis nas três plataformas.
Contudo, isso não significa que haverá um sistema operacional único. Na verdade, ainda serão poucas as diferenças na experiência do usuário, dependendo do tamanho da tela e tipo de dispositivo. E sim, os desenvolvedores ainda terão que trabalhar para deixar seus apps adequados a todas essas plataformas do sistema.
Antecipando isso, já existe no Windows 10 um recurso chamado Continuum, que detecta automaticamente se você está usando um aparelho com teclado ou tela touch, e se adapta na tela à interface mais conveniente (Modo desktop pra PC e Tela Iniciar, para tablets e dispositivos de tela touch). Esse recurso, porém, ainda vem desativado na atual Technical Preview.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Galaxy Gran Prime Duos: como ocultar o número e bloquear chamadas
- Ascend P7, smart Android com super câmera para selfie, chega ao Brasil
- Adivinhados é o novo game de charadas do Perguntados; saiba jogar
- ROL, o Tinder de fotos, estimula a descoberta de novos fotógrafos
- Fifa 16, PES 2016: lista reúne os melhores jogos de esportes de 2015
- iPhones antigos podem ficar sem iOS 15
- Lenovo Ideapad 330 chega ao Brasil com promessa de bom custo-benefício
- Magic: The Gathering Arena: veja os jogadores que mais lucraram
- Liga Brasileira de Free Fire ao vivo: assista aos jogos do primeiro split
- LG XBoom Go PL7 é boa? Conheça a 'melhor caixa de som do mundo'