Uncharted 4: A Thief's End oferece em seu menu a possibilidade de habilitar diversas configurações de acessibilidade. Pouco comum em grandes títulos, essas opções permitem que jogadores com diferentes tipos de deficiência ajustem o game de forma que consigam viver a experiência completa, isto é, independentemente, sem a ajuda de terceiros.
Confira o review completo de Uncharted 4: A Thief’s End
Tudo começou após Josh Straub, um jogador com paralisia cerebral e dono de um site que avalia o nível de acessibilidade dos jogos, entrar em contato com Alexandria Neonakis, designer da interface da Naughty Dog, e contar sua história. Confira mais detalhes abaixo, além de encontrar algumas das soluções implementadas em Uncharted 4 para facilitar a vida de pessoas com deficiência.
Luta por igualdade
Josh Straub é o fundador do site DAGER System, onde ele avalia diversos games não apenas em relação à aspectos técnicos como gráficos, áudio, jogabilidade, entre outros. Seus reviews focam principalmente no quão acessível o jogo é para os deficientes. Uma de suas maiores frustrações foI ter pago $60 em Uncharted 2: Among Thieves e nunca ter conseguido finalizá-lo por conta das sequências que exigiam apertar os botões rapidamente e seguidas vezes.
Straub avalia a acessibilidade dos jogos em três diferentes áreas: visual, ou seja, se as cores e a exigência de atentar a detalhes não prejudicam quem tem problemas de visão; motricidade fina, isto é, o quanto o jogo exige que o jogador faça movimentos muito precisos; e auditiva, ou seja, se há soluções que não afetarão a experiência de deficientes auditivos, por exemplo ao serem incluídas legendas.
Entre alguns jogos que foram avaliados recentemente estão Far Cry Primal, que ganhou nota baixa pela baixa acessibilidade, e XCOM 2, que ganhou muitos elogios por permitir que deficientes vivam toda a experiência do game sem problemas – Uncharted 4 recebeu o mesmo conceito graças às soluções incluídas no jogo.
Certo dia Straub entrou em contato com Alexandria Neonakis, designer de interface da Naughty Dog, e perguntou se poderia conversar com ela durante a Game Developers Conference, famoso evento de desenvolvedores de jogos. Ele contou sua história, inclusive os problemas com Uncharted 2, que foi repassada por Neonakis aos diretores de Uncharted 4, que aceitaram o desafio.
Apertar botões em sequência
Os jogos da franquia Uncharted sempre exigiram bastante destreza dos jogadores, principalmente ao exigir repetidos apertos de botões. Portanto, uma das primeiras medidas foi permitir configurar o jogo de tal forma que, ao segurar um botão, o próprio game faria a repetição dos apertos. Isso acontece, por exemplo, quando é preciso abrir portas ou em sequências de luta corporal, onde os botões devem ser pressionados seguida e rapidamente. Essa solução evita os problemas que Straub e outros milhares tiveram com Uncharted 2.
Evitar o uso do direcional direito ao máximo
Outra características primordial dos jogos Uncharted (e de muitos outros) é a necessidade de usar com precisão o direcional da direita. Com ele é feita a movimentação da câmera e também o ajuste da mira durante o tiroteio. Como Uncharted 4 é um jogo focado em cobertura (isto é, se esconder atrás de objetos para se proteger ao mesmo tempo em que investiga o cenário movimentando a câmera), foram necessários diversos testes para se chegar à uma boa solução.
Ao ligar as opções de câmera e mira automática, o jogo oferece um auxílio ao jogador com deficiência. Ao se esconder ou correr em direção à um inimigo, a câmera se move rapidamente e de forma automática, mostrando adversários que estejam próximo. O mesmo acontece com a mira, que trava em um inimigo.
Daltonismo
Um dos desenvolvedores de
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Treze curiosidades sobre a Apple que você provavelmente não conhecia
- Cuidado com o Facebook: Campus Party traz dicas para conseguir emprego
- Sete truques para Netflix no PC, no Mac e no PlayStation
- Como ter a versão clássica do Paciência no Windows 10
- Requisitos para rodar e jogar Ghost Recon: Wildlands no PC
- Como baixar PES 2018 Lite, a versão grátis do game da Konami
- Hearthstone recebe nova expansão: Bosque das Bruxas
- Pokémon GO: como completar etapas de Um Sono Milenar
- 20 anos de Half-Life: relembre os melhores mods da franquia
- E3 2015, novos emojis e WhatsApp bloqueado nas mais lidas da semana