O Google segue tentando derrubar o WhatsApp no mundo dos aplicativos de mensagens. Durante a conferência anual da empresa, o Google I/O, foram revelados o Allo e Duo, dois novos apps mensageiros. No passado, porém, a empresa já tinha apostado em programas similares para conquistar os tagarelas no Android e no iPhone (iOS). Hangous e Talk são dois nomes, entre tantos outros que continuam ativos ou foram finalizados.
Android N é revelado em detalhes no Google I/O; conheça as novidades do sistema
Se você está confuso com essa variedade de ferramentas de chat e comunicação, o TechTudo reuniu um histórico dos aplicativos lançados pelo gigante da internet e o que aconteceu com eles.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android e iPhone
Google Talk: lançado em agosto de 2005 para Windows e Web
Nos tempos de MSN, o Google Talk foi a aposta da empresa para a troca de mensagens e ligações do tipo VOIP. A primeira versão beta do serviço foi lançada em 24 de agosto de 2005 e chamou a atenção por ser bastante leve. Para usá-la, era necessário ter uma conta do Google+, como um endereço do Gmail, por exemplo.
O GTalk, como também era conhecido, era bem simples se comparado aos apps de mensagens atuais e até mesmo os da época. Embora disponível para Windows, o serviço ganhou muita popularidade ao ser integrado com o Gmail e o Orkut, a principal rede social do Brasil na época. O Google Talk teve ainda uma versão para Android, mas foi substituído em 2013 pelo Hangouts.
Google Voice: lançado em março de 2009 para web, Android e iOS
O Voice é um serviço de chamada para telefones fixos e celulares do Google lançado para concorrer diretamente com o Skype. Assim como o rival, o aplicativo oferecia tarifas mais baixas para ligações para linhas convencionais no Brasil e no exterior, normalmente custando alguns centavos por minuto. Além disso, usuários do serviço ligavam de graça entre si e podiam enviar SMS grátis.
O Google Voice ainda continua ativo, mas seus aplicativos raramente são atualizados com alguma novidade. Em 2014, o Google integrou as funções do app ao Hangouts e, desde então, se esforça para migrar os usuários para o programa mais recente.
Android N: qual a melhor novidade da versão? Opine no Fórum do TechTudo.
Google+ Messenger: lançado para Android e iOS
Também conhecido como Hundle, o Google+ Messenger fazia parte dos diversos apps separados da rede social lançada em 2011. Nele, o foco era o envio de mensagens instantâneas e troca de fotos e vídeos com os grupos e círculos do Google+. No entanto, o serviço teve vida curtíssima, sendo substituído pelo Hangouts em 2013, e transformando-se em Google+ Photos.
Google Hangouts: lançado em maio de 2013 para Android, iOS, web e Chrome
O Hangouts surgiu com a promessa de unificar a bagunça de apps e serviços de mensagens do Google. Para isso, ele foi integrado ao Gmail e Google+, substituindo os antigo GTalk, Voice e G+ Messenger gradativamente. Para isso, o serviço foi pensado para ser multiplataforma, suportando computadores, tablets, celulares, relógios e web.
Entre as principais funções do Hangouts estão a troca de mensagens de textos, emojis, adesivo e localização, além de ligações por voz e vídeos. Há ainda a possibilidade de enviar e receber SMS em aparelhos com A
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como dar boot pelo USB no notebook Samsung Ativ 2
- O que é call no Free Fire? Entenda significado e como 'passar'
- Gasolina mais barata: Waze exibe preços em postos de combustível
- Minecraft: veja como fazer itens de Redstone no famoso jogo de blocos
- Como contar passos e criar metas no celular Samsung
- Sete truques para usar o Google Hangouts
- Debate da Globo para presidente: como assistir ao vivo e online
- Microsoft adia para maio fim do suporte da 1ª versão do Windows 10
- Oito apps de edição para deixar seu post no Instagram Stories incrível
- Mineração de Bitcoin já é quase 1% do consumo mundial de energia elétrica