O Tumblr conta com uma série de recursos que facilitam a vida dos usuários da rede de blogs. Muitos desses recursos são úteis, mas ficam em segundo plano na interface gráfica da plataforma, ou são simplesmente ignorados e desconhecidos pela grande maioria. Para dar uma força para você ficar craque e altamente produtivo na hora de usar Tumblr a lista abaixo conta com exemplos desses recursos inteligentes da plataforma. Assim, você vai ganhar tempo e ter mais facilidade na hora de curtir, repostar ou criar suas postagens dentro da rede social.
É possível postar no Tumblr usando um e-mail. Tudo que o usuário precisa fazer é enviar uma mensagem de e-mail para o endereço privado do blog. Tudo que chegar para esse endereço é tratado pelo Tumblr como uma postagem e acaba publicado automaticamente.
Todo Tumblr tem um endereço de e-mail exclusivo, que permite postagens via mensagens (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
2) Usando o bookmarklet
A ideia é permitir que você possa postar algo que encontrou na Internet sem precisar sair da página em que está. Para isso, é necessário instalar a ferramenta no navegador. Com ela, o usuário fica a apenas um clique de preparar uma postagem em seu microblog.
Post to Tumblr facilita a vida na hora de compartilhar qualquer coisa que você quiser de outros sites (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
3) Faça menções
Assim como em outras redes, o Tumblr permite que o usuário faça menções de seus contatos e de outras pessoas presentes na plataforma. Para marcar alguém, a lógica é a mesma do Twitter: @nomedousuário.
Use o @nomedousuário para mencionar em suas postagens (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
4) Adicionando imagens em posts
O Tumblr possui um mecanismo bem bacana para quem deseja colocar alguma imagem da web em um novo post: basta copiar o endereço da imagem, colar no publicador e pronto, a imagem será incluída automaticamente na postagem.
Não precisa copiar a imagem para o computador: basta usar o link para que ela seja inserida automaticamente na sua posta
... gem (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
5) Alterar o editor de texto padrão
Assim como outros serviços de blogs, o Tumblr permite que o usuário opte por usar um publicador de texto comum, ou um em HTML. Nas configurações do serviço é possível definir um editor padrão que atenda melhor às necessidades de uso.
É possível alterar o editor padrão para HTML, por exemplo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
6) Atalhos de teclado
No Painel (Dashboard) é possível visualizar todos os atalhos de teclado do Tumblr por meio de uma janela. Para acessá-la, basta usar o atalho SHIFT + ; (em teclados ABNT).
Descubra atalhos de teclado com o SHIFT + ; (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
7) Ative notificações dos seus blogs preferidos
Para ativar as notificações de blogs de interesse, você precisa apenas ativar o recurso no navegador. Para fazer isso basta clicar sobre o avatar do usuário e em seguida sobre o ícone em forma de silhueta. Um menu será exibido e nele é possível ativar as notificações.
É possível ativar notificações dos seus blogs preferidos (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
8) Orelha de página
É possível visualizar detalhes sobre a data e horário de uma postagem com a orelha de página, localizada no canto superior direito de um post exibido no Painel. Basta passar o mouse por cima do local para ter acesso a essas informações.
Visualize com facilidade a data de uma postagem (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
9) Edição em massa
O recurso de edição em massa permite que o usuário aplique novos marcadores a uma grande quantidade de posts e realize algumas outras operações, como apagar.
Editar várias postagens permite alterar uma série de características de um grande volume de posts de uma só vez (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
10) Veja os favoritos dos outros
Usando o endereço tumblr.com/liked/by/nome-de-usuário, você pode visualizar tudo que um determinado usuário marcou como favorito.
11) Verificação em duas etapas
É possível usar a tecnologia de autenticação em duas etapas. Com esse recurso, o Tumblr envia uma segunda senha para o celular do usuário para que ele possa logar na plataforma. Também é possível usar o recurso com aplicativos de autenticação.
Tumblr permite o uso de autenticação em duas etapas para maior segurança (Foto: Reprodução/Tumblr)