O Chrome OS que roda nos Chromebooks é um sistema operacional criado pelo Google para funcionar na nuvem. Ou seja, apenas com a Internet conectada, dependendo de recursos online para oferecer até as funções mais básicas. Embora essa característica pareça bastante restritiva, há formas de trazer alguns desses recursos para o cotidiano de quem usa um Chromebook offline. Na lista a seguir, você vai conhecer sete atividades que você pode realizar com o Chomebook longe da Internet (e que você pode aplicar no navegador Chrome que você roda no seu computador com Windows, Mac OS e Linux também.
Vale a pena comprar Chromebook no Brasil? Descubra tudo sobre o notebook
Você pode criar e editar documentos
O ChromeOS que roda nos Chromebooks é feito para operar online o tempo todo, mas isso não significa que algumas funções sejam inutilizáveis sem Internet.
Uma delas é o uso do Google Docs para criar e editar documentos sem precisar de Internet (depois, assim que o usuário conecta, os arquivos são sincronizados normalmente). Para ter acesso à essa função, o usuário precisa ativar essa configuração a partir do aplicativo do Google Docs.
DICA: Como usar o Google Drive offline
Pesquise e escreva e-mails
Usando extensões do Chrome é possível acessar a conta de e-mails para fazer pesquisa nas mensagens armazenadas e até mesmo escrever mensagens, que serão enviadas quando o sistema for reconectado.
Para conseguir isso, você precisa das extensões Gmail Offline e a extensão Otimizador de sincronização do Gmail Offline. Para ficar craque em usar o Gmail sem Internet, confira nosso tutorial.
Edite imagens
O Pixlr é um poderoso editor de imagens que funciona na nuvem. Mas, usuários de Chromebooks podem recorrer ao Pixlr Touch Up para trabalhar com fotos com acesso a ajustes básicos.
Para usar, basta baixar e instalar o aplicativo e começar a editar imagens. Além do Pixlr, há outros apps com recursos s
Ouça música
O Songist é um app bem interessante e que se comporta como um player de música similar ao que o usuário encontraria no Windows, Mac ou Linux. O Songist permite reproduzir arquivos de áudio salvos no Chromebook, função muito interessante quando não há Internet para acessar listas do Spotify ou conteúdo adquirido no Google Play Music.
Veja filmes
Não existe um “Songist para filmes”, mas a alternativa que resta é eficiente: usando o aplicativo Google Play Filmes, o usuário pode baixar filmes comprados ou alugados no serviço para assistir offline.
Para isso, é preciso ativar a configuração que permite o download, além de ser necessário configurar a resolução desejada. Com o arquivo copiado para o Chromebook, é possível usar o Google Play Filmes para ver o filme, mesmo offline.
Divirta-se com jogos
Games desenvolvidos para o Chrome com capacidade de operar offline podem ser instalados e jogados normalmente num Chromebook. Para encontrar games que podem ser usados dessa forma, basta usar o filtro “Executados off-line” na loja de apps do Chrome.
Como encontrar apps offline para tudo?
A principal ferramenta para fazer o Chromebook um computador viável sem Internet é a loja de aplicativos. Lá, o usuário encontra uma oferta grande de apps que permitem o uso do Chrome OS longe de uma conexão de rede.
Embora nem sempre esses aplicativos substituam as possibilidades dos equivalentes para Windows, Mac e Linux, eles ajudam a complementar e expandir as funcionalidades do Chromebook.
Chromebook Samsung ou Acer: qual a melhor opção? Comente no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como ganhar sorteio no Instagram? Veja quatro dicas que podem ajudar
- Código da Mente
- Confira como jogar o multiplayer de Forza Motorsport 6
- Projetor portátil FuntaSee reproduz filmes em 4K e cabe na mochila
- Tudo sobre o Galaxy S7 brasileiro: saiba o processador e as cores
- Brasileirão de Fortnite dará R$ 300 mil em prêmios; veja como participar
- The Witcher 3 e Overwatch são destaques nos trailers da semana
- Instagram perdendo seguidores? Usuários reclamam nas redes sociais
- Preço do iPhone 6S no Brasil aparece em loja nacional; saiba sobre lançamento
- Qualcomm Snapdragon 855 é quase 50% mais rápido que 845, revela teste