A Campus Party é um evento plural, cheio de novidades e os palestrantes principais sempre atraem muita atenção. Os chamados magistrais, as estrelas da festa, são as referências da feira, que este ano tem na ciência o seu tema central – uma bela homenagem aos 150 anos do livro “Da Terra à Lua”, de Julio Verne. Conheça mais sobre as atrações do palco Terra, o principal da CPBR8, em São Paulo.
Acompanhe a cobertura da Campus Party 2015
Dia 4 - Michel Nicolelis e Camille François
A agenda já começa com tudo no primeiro dia de palestras graças à presença do cientista brasileiro Michel Nicolelis (no primeiro dia, há só credenciamento e abertura). Ele é um dos principais nomes da neurociência e responsável por um projeto ousado: fazer pessoas tetraplégicas voltarem a andar.
Sua pesquisa estuda os padrões elétricos emitidos pelo cérebro ao realizar qualquer ação motora, traduzindo o resultado em linguagem de computador para controlar uma máquina – nesse caso, até um exoesqueleto inteiro. Autor do livro “Beyond Boundaries” (Além das fronteiras), Nicolelis foi nomeado um dos pesquisadores mais importantes do ano em 2012 pela revista Science. Seu trabalho também busca encontrar novas formas de tratar doenças como Parkinson.
O destaque também vai para a Camille François, ciberativista que defende questões sobre privacidade, anonimato e controle de informações pessoais na Internet. Pesquisadora da Escola de Direito de Harvard, é especialista em política pública de ciberguerra e ciberpaz, tendo acumulado experiência de trabalho com Google e a DARPA, a famosa agência de pesquisa militar avançada dos Estados Unidos.
Dia 5 - Paul Zaloom e empreendedorismo
O terceiro dia de Campus Party, e o segundo de palestras, será marcado por Paul Zaloom, o ator americano que ficou famoso nos anos 90 com programa O Mundo de Beakman. Apesar de não ter formação científica, Zaloom se tornou um verdadeiro educador na área: no auge, o show chegou a mais de 90 países, incluindo o Brasil. Espere, portanto, por uma apresentação divertida e nostálgica. O ator já passa dos 60 anos, mas promete fazer experimentos de verdade no palco Terra; vale acompanhar.
Em seguida, o palco será tomado por vários nomes do empreendorismo digital, como Gary Whitehill, John Cioffi e o “Zuckerberg italiano”, Matteo Achilli. Com apenas 22 anos, o jovem empresário europeu é o fundador de uma rede social profissional, a Egomnia, que ajuda a recrutar talentos por meio de um algoritmo avançado responsável por criar um ranking de currículos online. O dia fecha com Dado Schneider, o publicitário que inovou em 2014 com uma apresentação "muda", multimídia e divertida.
Dia 6 - PayPal e NASA
O engenheiro de software Jonathan LeBlanc é o principal palestrante do penúltimo dia da oitava edição da Campus
Outro destaque vai para Matthew F. Reyes, fundador da ExSoInc, empresa de consultoria científica e espacial que trabalha junto à NASA em projetos de manufatura colaborativa entre funcionários da agência norte-americana – ou seja, se trata de uma palestra dedicada aos makers de plantão.
Confira a agenda completa da Campus Party (campus-party.org/ediciones/brasil/conteudos/agenda/).
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Dicas para jogar Uncharted 4, game exclusivo do PS4
- Coronavírus: Doodle do Google incentiva a ficar em casa e salvar vidas
- Confira cinco fones de ouvido para quem ama viajar
- Como jogar os modos competitivos de Call of Duty: Infinite Warfare
- Google edita fotos com inteligência artificial e o resultado surpreende
- Euro Truck Simulator 2: veja os melhores caminhões do jogo
- Como encontrar os gatos perdidos em South Park: The Fractured But Whole
- Sete programas para baixar drivers para o computador
- Android P e Inteligência Artificial são destaques do Google I/O 2018
- PS4 Tournaments permitirá que jogadores participem de torneios em casa