O WhatsApp acaba de chegar oficialmente para desktops, trazendo uma série de dúvidas sobre como usar o serviço na nova plataforma. Para acabar com elas, apresentamos as diferenças entre as versões celular e PC do WhatsApp. Veja o que você pode fazer com cada uma delas.
Veja como ‘forçar’ a atualização do WhatsApp para usar a versão PC
Celular
A versão mobile do WhatsApp está disponível para iPhone, Android, Windows Phone, Nokia S40, Symbian (Nokia S60), BlackBerry e BlackBerry 10. Ela usa o número do celular para enviar mensagens e mídias para seus contatos, de forma semelhante ao SMS. No entanto, é a rede de Internet (Wi-Fi, 3G ou 4G), e não da operadora, que realiza o processo de comunicação entre os dispositivos.
O app móvel puxa as informações da sua agenda telefônica para exibir os contatos adicionáveis. A partir daí, o usuário pode iniciar uma conversa, enviando textos, imagens, áudios, vídeos, localizações e contatos. As mídias (foto, áudio e vídeo) podem tanto ser criadas a partir do próprio aplicativo quanto já estarem armazenadas no celular. Cada contato possui um menu “mídia” que reúne todos os arquivos trocados. Também dá para procurar palavras através do campo “Pesquisar”.
Como restaurar as mensagens do WhatsApp? Veja no Fórum do TechTudo
Com esta versão, também é possível criar grupos e transmissões. O primeiro permite conversar com até 100 pessoas identificáveis por todos os membros, enquanto o segundo possibilita enviar mensagens para várias pessoas ao mesmo tempo de forma anônima. Outra funcionalidade mobile é fazer ligações. Na verdade, o app apenas se conecta com o discador do aparelho, efetuando a chamada através da operadora. Não é um serviço VoIP, mas facilita na hora de ligar para um contato do WhatsApp já aberto.
O aplicativo para celular ainda conta com o menu “Configurações”, através do qual são definidos vários comportamentos do serviço. Mudar papel de parede, editar foto de perfil e status, escolher se texto é enviado com “Enter” e alterar a privacidade da conta são algumas ações possíveis.
Desktop
A versão desktop é, na verdade, um serviço web que funciona no Google Chrome. Ela é um espelho do app móvel, e por isso exige uma conta ativa em algum smartphone. Mas nem todos os sistemas foram contemplados com a nova ferramenta; até agora, apenas usuários de Android, Windows Phone, Nokia S60, BlackBerry e BlackBerry 10 podem usá-la. Embora a ausência do iPhone chame atenção, nenhuma versão para iOS está sendo pensada no momento, de acordo com o fundador do mensageiro, Jan Koum.
No computador, não dá para adicionar contatos, criar grupos ou novas transmissões. O usuário consegue enviar e receber mensagens de pessoas ou grupos já adicionados no app móvel, tendo à disposi
Assim como na versão mobile, o WhatsApp Web pode mandar vários arquivos ao mesmo tempo. Diferentemente dela, porém, o serviço desktop não consegue efetuar pesquisas de textos nem de mídias já compartilhadas com determinado contato. Mensagens de voz gravadas com o microfone funcionam, mas não dá para enviar áudio armazenado no computador. Localização e contatos não podem ser enviados de nenhuma forma.
Como não existe um SIM associado ao PC, não dá para fazer ligações. O WhatsApp Web também não conta com o menu de configurações e, por isso, não permite alterar nada desta seção. A foto do perfil e o status podem ser visualizados, mas não editados. No mensageiro web, o usuário é capaz de desativar as notificações por uma hora, um dia ou uma semana. Isso não silencia o app móvel, apenas impede os alertas na área de trabalho.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como cancelar e alterar pagamento de assinaturas na Google Play
- Primeiras impressões: Moto G5 se renova para continuar vendendo muito
- Dicas de como passar as missões em Zombie Tsunami
- Como configurar o alerta sonoro para excesso de velocidade no Waze
- Criança Esperança 2019: como doar pelo celular com o app Mercado Pago
- Como estudar para o Enem 2020 sozinho e de graça
- Fortnite: Pesadelos 2019: veja desafios e skins do evento de Halloween
- Carro voador e dicas de cabo HDMI são destaques de Eletrônicos em janeiro
- Amazon confirma que Alexa guarda todos os dados de conversas com usuários
- Como baixar músicas do SoundCloud para escutar offline no iPhone