A Capcom lançou mais uma nova versão de Resident Evil 4, trazendo o game ao PS4 e Xbox One mais de dez anos depois de seu lançamento original. Desta vez, nada de modos extras ou novidades e, além de uma pequena melhora gráfica; por conta da maior capacidade de renderização dos novos consoles, o jogo ganhou apenas um novo esquema de controles.
Confira o review de Resident Evil 4
Os sistemas inéditos tornam a jogabilidade de Resident Evil 4 um pouco mais próxima daquilo que os jogadores de hoje estão acostumados nos jogos de tiro. Por outro lado, o velho esquema também está disponível para todos os veteranos da franquia, que já se cansaram de terminar a aventura de Leon Kennedy em outros consoles, e agora, querem fazer o mesmo também no Xbox One e PlayStation 4.
A grande novidade do “Tipo I”, como é chamado o novo controle, vem na forma como os disparos são efetuados. Na nova versão de Resident Evil 4, o jogador empunha a arma com o botão L2, no PS4, ou LT, no Xbox One. Os disparos acontecem do lado oposto, com R2, no aparelho da Sony, ou RT, no da Microsoft.
Uma alteração também acontece nos analógicos. De forma a tornar seu clássico mais semelhante aos jogos de tiro atuais, a Capcom separou as funções de mira e movimentação. Apesar de não ser possível andar e atirar ao mesmo tempo, a empresa faz com que ações como andar e correr sejam ativadas pela alavanca esquerda, enquanto a direita acaba sendo usada exclusivamente para mira, em uma mudança pouco prática que pode confundir até mesmo os maiores jogadores mais experientes.
A faca também é usada de maneira diferente na nova versão. Os esquemas inéditos de controle fazem com que o personagem a empunhe com o L1, no PS4, ou LB, no Xbox One, enquanto o ataque é feito com o mesmo botão usado para disparar a arma.
A Capcom também parece ter percebido isso e criou, como alternativa, o “Tipo II”, que concentra toda a movimentação do personagem apenas no analógico esquerdo. É, então, uma união entre os estilos clássico e inédito – empunhar a arma e disparar ainda são ações feitas pelos gatilhos superiores, enquanto a alavanca é usada para correr e mirar.
No restante, pouco muda em relação às edições anteriores de Resident Evil 4. Os botões de face continuam sendo utilizados para acessar o mapa (triângulo no PS4, Y no Xbox One), selecionar opções ou pegar itens (quadrado, no console da Sony, ou X, no da Microsoft) e correr (X ou A, respectivamente). Bola, ou B, permanecem inutilizados.
As novas opções de controle vêm habilitadas por padrão, e os jogadores com história em Resident Evil deverão fazer a alteração manualmente para o “Tipo III”, que é o controle a que todos já estão acostumados no clássico game. Aqui, nada mudou, e os tiros continuam sendo efetuados pelos botões de face, enquanto a mira é controlada pela mesma alavanca analógica que faz com que o personagem ande.
Quais suas melhores recordações nos consoles PlayStation? Deixe sua história em nosso Fórum!
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- The Evil Within: saiba tudo sobre The Consequence, a segunda DLC do game
- Como gravar um áudio CD com o ImgBurn
- TIM 4G: como consultar o mapa de cobertura
- Como compartilhar a sua localização pelo WhatsApp?
- Como baixar e instalar Mortal Kombat X para jogar no PC, PS4 e mais
- Carregador promete bateria total para iPhones em apenas seis minutos
- Sony lançará edição limitada de PS4 azul em evento Days of Play
- Roteador Thomson: como bloquear pessoas conectadas à sua rede Wi-Fi
- Vale a pena comprar um notebook conversível? Veja prós e contras
- The Evil Within 2 revela fotógrafo assassino como novo vilão