Criar seu pr?prio jogo ? o sonho de consumo da maioria dos gamers. Com este tutorial, aprenda a desenvolver seu mundo, personagens, hist?rias, al?m de deixar sua marca na ind?stria; confira.
Jogo indie para Xbox 360 brinca com a grande quantidade de DLCs
O que ? preciso de verdade para criar um jogo?
O que Skyrim, Titanfall e Flappy Bird t?m em comum? Os tr?s exemplos possuem uma proposta ?nica com o objetivo de atingir uma grande quantidade de jogadores interessados no seu formato. Games sem objetivos e com mec?nicas ruins tendem a n?o chamar a aten??o do p?blico.?
Antes de criar a hist?ria com os devidos personagens, pense na experi?ncia que pretende passar. Lembre-se de casos na ind?stria que deram sucesso e tente entender a sua f?rmula. Por que o lan?amento de Counter-Striker foi um sucesso? E por que tantas pessoas amam GTA? Tente compreender isso e aplique no seu projeto.
E como fa?o para criar jogos sem saber programar?
Existem diversas ferramentas que permitem aos usu?rios criar games sem programar, cada uma para um p?blico espec?fico. Listaremos aqui algumas das melhores e mais famosas Engines.
RPG Maker
A lista n?o poderia come?ar sem citar uma das mais cl?ssicas ferramentas de cria??o de jogos j? existentes: o RPG Maker, tamb?m conhecido como RPG Tsukuru ou Tkool. Embora as vers?es mais famosas sejam o RPG Maker 2003, RPG Maker XP e RPG Maker VX Ace, a primeira vers?o do software foi a Mamirin, lan?ada em 1988 para PC-8801.
Hist?ria a parte, o grande foco do RPG Maker ? criar jogos de RPG em 2D. A Engine possui suas principais vers?es traduzidas para o portugu?s e pode ser facilmente adquirida atrav?s de sites como Steam. Outra grande vantagem do software ? a a gigantesca comunidade. Com isso, sites e f?runs s?o criados para disponibilizar recursos como trilhas sonoras, mapas e sprites, al?m de muit?ssimos tutoriais - inclusive em v?deo -, ensinando desde o b?sico at? o avan?ado.
A grande desvantagem se deve a sua limita??o: o desenvolvedor pode criar bel?ssimos e poderosos jogos de JRPG (RPG oriental, voltado para batalhas em turnos), contudo, somente ? poss?vel criar jogos de RPG 2D para Windows. O software n?o possui suporte a 3D, multiplataforma e, embora alguns jogadores consigam criar games no estilo de Hack ?n Slash, o RPG Maker n?o oferece suporte a tal g?nero, focando somente em batalhas por turnos.
GameMaker
O GameMaker tamb?m ? outra ferramenta muito conhecida na internet. Indicada para quem est? iniciando no ramo, o programa permite que voc? crie praticamente qualquer jogo 2D, desde jogos de plataf
O grande atrativo do Game Maker ? a sua facilidade de uso e o suporte multiplataforma. Na ?ltima vers?o: GameMaker Studio, ? poss?vel exportar o jogo para praticamente qualquer plataforma, desde Android, iOS e consoles port?teis at? Windows, Mac, Xbox One e Playstation 4.
O GameMaker utiliza comandos pr?-configurados para permitir que desenvolvedores sem conhecimento em programa??o possam produzir os t?tulos. Quer que seu personagem pule ao pressionar a tecla ?Espa?o?? Adicione o comportamento de salto a ele. Quer que ele se mova para a direita quando apertar a tecla ?D?? Adicione tal comportamento ao personagem. Tudo isso de forma visual, sem interagir com linhas de comando. Al?m disso, o GameMaker conta com uma ?pol?mica? linguagem de programa??o pr?pria, e n?o faltam tutoriais ensinando a manipul?-la.
Embora o GameMaker seja uma ferramenta poderosa, ele n?o est? livre de falhas. Sua pr?pria linguagem de programa??o, como j? dissemos, divide a opini?o dos usu?rios. Outro ponto desmotivador ? o valor alto. Embora possua uma vers?o gratuita, ? necess?rio adquirir uma licen?a para cada plataforma que deseja exportar o projeto ? a licen?a de Playstation e Xbox custam US$ 299 -, ou o desenvolvedor pode pagar pela vers?o completa, que custa US$ 799, aproximadamente R$ 2 mil.
Construct 2
O Construct 2 ? outra poderosa ferramenta. Assim como o GameMaker, ele permite a cria??o de qualquer tipo de jogo 2D, mas ? preferido por muito por conta da grande facilidade de uso. ? poss?vel criar um jogo como Flappy Bird em apenas alguns minutos.
O Construct 2 ? a ferramenta ideal para quem quer come?ar a ganhar dinheiro com seus jogos. Isso porque o software permite que voc? exporte os games para todas as plataformas utilizando uma ?nica licen?a, que custa aproximadamente R$ 329. Somente ? necess?rio adquirir uma outra licen?a, a Business License, se o t?tulo ultrapassar uma receita de US$ 5 mil. Mas n?o se preocupe. Na vers?o gratuita, voc? pode criar jogos em HTML 5 e, com isso, realizar upload para o Facebook, por exemplo.
Manipular o Construct 2 ? relativamente f?cil. Criar um personagem e aplicar controles de movimento ? t?o simples quanto abrir o programa. Al?m disso, muitos tutoriais est?o espalhados pelas comunidades do software, inclusive no pr?prio site. L?, voc? encontra uma ?rea voltada especialmente para eles. Embora alguns tutoriais estejam em ingl?s, muitos outros est?o dispon?veis para o portugu?s brasileiro.
Longe de ser uma Engine perfeita, o Construct 2 tamb?m apresenta algumas falhas. A grande reclama??o dos usu?rios ? a queda de performance e taxa de quadros ao criar jogos grandes, principalmente em dispositivos m?veis. Assim como o GameMaker, o Construct 2 permite a exporta??o para muitas plataformas, mas os consoles de ?ltima gera??o, como Playstation 4 e Xbox One, ficaram de fora at? o momento.
Clickteam Fusion
Voc? j? ouviu falar no famoso jogo Five Night?s at Freddy?s? Essa foi a Engine utilizada para criar o assustador game.
O grande diferencial da Engine?Fusion ? a fluidez. O programa ? capaz de rodar em m?quinas Windows 98 com baix?ssimo consumo de mem?ria e processador. Outra vantagem ? o sistema de f?sica integrado. Isso quer dizer que a f?sica usada n?o foi feita por outra empresa ou ? instalada a partir de um plug-in, que, nesses casos, tem como consequ?ncia o surgimento de problemas como a incompatibilidade de vers?es .
J? um dos problemas da Engine ? o mesmo apresentado pelo GameMaker: para exportar para outras plataformas que n?o sejam Windows, ? necess?rio comprar os m?dulos separadamente. Embora a Fusion permita a cria??o de poderosos jogos, sua interface n?o ? t?o amig?vel quanto as outras Engines.
Men??o honrosa: Project Spark
A lista se encerra com a Engine que promete revolucionar a forma de cria??o games: Spark Game Engine. Assim como as outras, ela n?o necessita de conhecimento de programa??o, mas permite criar de belos e poderosos jogos 3D. Utilizando comandos pr?-configurados, o desenvolvedor poder? criar cen?rios deslumbrantes, controlar a quantidade de ?gua, ?rvores, montanhas, dentre outros itens, al?m de poder exportar seu jogo para sistemas operacionais m?veis, Windows, Mac, Flash e HTML 5.
Outra preocupa??o da equipe do Project Spark ? a forma??o dos usu?rios. Conforme o pr?prio site diz, voc? n?o ganhar? um emprego na ind?stria por saber mexer em softwares que n?o exigem conhecimentos em programa??o. O programa conta com aulas de programa??o orientada, uso de vari?veis, arrays e vetores, tudo para fazer com que seus usu?rios se tornem grandes desenvolvedores.
Infelizmente, a Engine?Spark ainda n?o est? dispon?vel para o p?blico. Ainda segundo o site, o lan?amento est? pr?ximo, mas voc? pode se candidatar a receber uma chave beta para acesso antecipado assim que eles come?arem o teste, basta cadastrar seu e-mail no site oficial.
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