Stalkscan (stalkscan.com) promete revelar tudo o que o Facebook sabe sobre você: o que já curtiu, publicou ou foi marcado, além de dados pessoais e interesses. A ferramenta utiliza um recurso antigo e pouco conhecido da rede social para fazer as buscas e, apesar de ser assustadora — pela quantidade de informações que consegue rastrear —, não viola nenhum dos termos de uso e políticas da plataforma de Mark Zuckerberg.
Encontre pessoas no Facebook por amigos em comum
Ao colar o link de um perfil no Stalkscan, o site permite escolher qual detalhe específico quer ver sobre aquela página. Após selecionar a pesquisa, o usuário é encaminhado para o resultado da busca dentro do próprio Facebook. É possível, por exemplo, ver todas as fotos que seu namorado curtiu ou eventos que foram confirmados, mas não apareceram no feed de notícias. Um verdadeiro escavador de dados.
Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular
Criado por Inti De Ceukelaire, desenvolvedor belga que se auto-intitula um “hacker ético”, o Stalkscan usa o Graph Search, recurso do Facebook lançado em 2013 para permitir o acesso a diversos dados.
Após a suspensão do serviço por um tempo, a Pesquisa de Gráfico ainda funciona em inglês e com usabilidade complexa, mas agora com a mesma preocupação de privacidade exposta no scanner — veja oito dicas para usar o Graph Search e descobrir tudo o que você quiser no seu Facebook.
Apesar de revelar informações muitas vezes escondidas, o Stalkscan só permite ver os resultados liberados através da configuração de segurança dos posts. Em outras palavras, se você ajustou todas as suas publicações para apenas amigos visualizarem, a ferramenta de busca do Stalkscan não vai mostrar as fotos ou vídeos para quem você não tem vínculo direto com você na rede social.
Ao site Motherboard, o desenvolvedor da ferramenta afirma que o objetivo do scanner é ajudar pessoas leigas a entenderem quais
“A Graph Search e as questões de privacidade não são novas, mas eu sinto que isso nunca realmente alcançou as pessoas. Com minhas ações e ferramentas fáceis de usar eu quero chegar até as pessoas sem experiência tecnológica. A maioria delas não têm idéia do que compartilham com o público”, disse De Ceukelaire.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Overwatch terá mais um fim de semana gratuito em 18 de novembro
- AirPods Pro recebem atualização que atrapalha cancelamento de ruídos
- PES 2020 ganha data de lançamento e tem Messi e Ronaldinho Gaúcho
- TFT: Galáxias ganha campeonato internacional com Brasil na disputa
- Fortnite: Confira a localização dos 10 bolos de aniversário no mapa
- Como compartilhar a assinatura do Office 365 com outras pessoas
- MacBook Pro de 13 polegadas começa a ser vendido no Brasil; veja preços
- Pokemón GO: entenda torneios e competitivo do jogo mobile da Niantic
- Como comparar preços e planos de telecomunicações em app da Anatel
- Amazon dá R$100 de desconto para compra do Kindle