O Carmageddon, Postal e Bully são alguns dos jogos que foram proibidos no Brasil e tiveram a venda suspensa em todo o país. Os motivos giram em torno de suposta violência em contato com jovens, vício exagerado e outras polêmicas que chegaram às esferas da justiça, que decidiu pela suspensão. Em poucos casos, o banimento não existe mais. Mas, em outros, o bloqueio permanece até hoje. Conheça ou relembre os principais:
Bully ganha versão no Android e iOS
Carmageddon – PC – 1997 – Stainless Games
O Carmageddon é um dos exemplos mais famosos de jogo para PC banido do Brasil. Na década de 90, a versão clássica da série criou polêmica ao colocar os jogadores no comando de um motorista que deveria atropelar pedestres para somar pontos.
Sabemos que o objetivo do game não é apenas esse, mas sim a violência e “combate” sobre rodas em geral. Porém, o jogo pareceu de extremo mau gosto e a justiça o proibiu. Um detalhe interessante é que as sequências e novas versões, incluindo Carmageddon: Reincarnation, que saiu em 2015, são vendidos normalmente por aqui.
Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular
Doom – PC – 1993 – id Software
Doom, o clássico jogo de tiro em primeira pessoa, considerado um dos “avôs” do gênero, foi banido do Brasil durante algum tempo. Na época em que foi lançado, nos anos 90, o game chamou a atenção por ser extremamente violento e realista.
Ainda que os gráficos hoje em dia não sejam tão avançados aos nossos olhos, para sua época o jogo era um dos mais reais, com monstros realmente assustadores, com explosões para todo lado, a cada nova saraivada de tiros. A proibição não durou muito, e hoje ele é comercializado legalmente por aqui, em todas as versões.
Bully – PS2 – 2006 – Rockstar
O game da Rockstar, Bully, foi uma das proibições mais curiosas em território brasileiro. O game coloca o jogador no papel de uma criança que vai para uma escola nova e sofre com “bully”, ou seja, o assédio de novos colegas e valentões que adoram criar problema com novatos ou pessoas mais jovens.
O grande público, porém, entendeu a mensagem do jogo errada e achou que ele promovia bully entre crianças e adolescentes, quando, na verdade, era uma história sobre superar esse problema. Sua comercialização foi suspensa pouco tempo após o lançamento original, no PS2, em 2006, e só recentemente voltou a ser liberado.
EverQuest – PC – 1999 – Sony Online
EverQuest é outro jogo que se enquadra no quesito de “proibição esquisita”. O título é um MMORPG de fantasia medieval e foi lançado em 1999 para PC, mas somente em 2008 é que foi banido das prateleiras nacionais.
O motivo? O jogo foi considerado "impróprio para o consumo, na medida em que é nocivo à saúde dos consumidores”, segundo a justiça brasileira. Ainda foi alegado, na época, que o game leva os jogadores a discussões morais impróprias para o consumo.
Counter-Strike – PC – 1999 – Valve
Febre nos esportes eletrônicos, Counter-Strike foi outro que passou por suspensão em 2008, na mesma época que EverQuest. Curiosamente, ele também foi lançado em 1999 e foi exclusivo do PC durante muito tempo.
A justificativa para remover Counter-Strike das lojas brasileiras foi a violência extrema dos conflitos e o fato de jogadores terem a liberdade de escolher “lados” no conflito, como terroristas, reproduzindo uma guerra entre bandidos e CTs.
Grand The
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- iPhones 7, 7 Plus, XS e XS Max deixam de ser vendidos pela Apple
- Conheça os melhores antivírus para Windows 10 de 2018
- Como gravar um áudio CD com o ImgBurn
- Adeus, Facebook: 73% dos brasileiros querem excluir pefil, diz pesquisa
- Digimon Masters Online: veja dicas para mandar bem no MMORPG da s?rie
- Google Drive agora pode impedir a cópia de arquivo com direito autoral
- WhatsApp ganha novo visual e suporte para iPhone XS Max
- Lista reúne jogos com conteúdos especiais para o Halloween 2016
- EUA x Holanda ao vivo: como assistir à final da Copa do Mundo Feminina 2019
- Knack e Rime são os games gratuitos da PS Plus para PS4 em fevereiro