Privacidade no Instagram é assunto levado a sério por muitos usuários e, ao contrário do Facebook, não é possível configurar apenas uma foto como privada, mas sim toda a conta do usuário. Há pontos importantes para conhecer antes de ativar o recurso e tornar sua conta fechada, como quem pode ver seus comentários e menções, como excluir um seguidor ou como funcionam as hashtags — que criam um feed público de fotos e vídeos — nesse caso. Manter sua conta fechada, porém, não evita que suas fotos sejam indexas pelo Google se você usou web view. Confira a lista de dicas e tire todas as dúvidas sobre contas privadas na rede social.
Instagram libera até 10 fotos e vídeos no mesmo post com carrossel
1. Como colocar uma conta no privado?
O Instagram permite ter contas totalmente privadas, que só podem ser visualizadas por seguidores. Nas configurações do aplicativo, é possível fazer a mudança de pública para privada — veja como mudar.
Ao deixar uma conta privada, todas as pessoas precisam pedir autorização para seguir o seu perfil, e então conseguir ver as suas fotos. Cada novo seguidor deve ser aprovado individualmente. Uma conta privada pode voltar a ser pública e vice-versa, de acordo com o desejo do usuário.
2. Como funcionam as hashtags no modo privado?
Caso e a conta do usuário seja privada no Instagram, qualquer uma de suas fotos com hashtags só aparecerá na busca feita por um seguidor já aprovado. De forma pública, a imagem não é exibida.
As hashtags costumam ser uma fonte de buscas no Instagram, o que pode comprometer a segurança de quem usa a rede social de fotos. Colocar a conta no privado também protege desta forma de busca.
3. Quem pode ver os posts que você curtiu se sua conta é privada?
Quando você tem uma conta privada e curte uma foto, qualquer um de seus seguidores pode ver essa informação. Apenas seguidores aprovados pelo dono do perfil podem ter acesso às suas curtidas.
4. Quem pode ver seus comentários e suas menções?
Se um usuário com a conta privada fizer uma menção a outra pessoa (citar/marcar @nomedeusuário) que não seja seu seguidor, essa pessoa será notificada (se as configurações de notificação estiverem ativadas) e poderá ver parte do comentário na seção ''Você'' em ''Atividade''. Poderá ver que foi mencionada em forma de texto, mas ficará impedida de navegar até a foto ou vídeo privado.
Se o usuário com a conta privada, porém, deixar uma mensagem em uma foto de alguém com uma conta pública, esse comentário poderá ser visto por qualquer usuário da rede social de fotos e vídeos.
5. O que acontece se o post for compartilhado em outra rede social?
Se uma pessoa (ou você) compartilhar o link de sua foto do Instagram, a rede social retorna uma página 404 — Page Not Found. Antigamente, qualquer um poderia visitar a URL e ver aquela foto ou vídeo, mesmo que sua conta fosse privada. Porém, não teria acesso ao seu perfil completo e outras fotos e vídeos que o dono da conta tenha postado. Na seção de de ajuda — Instagram Help —, ainda consta essa informação de que na conta privada os permalinks são "abertos". Porém, em testes, não foi possível ver fotos de contas fechadas usando permalinks no navegador do celular e no computador.
Se a foto for baixada e compartilhada por outra pessoa em outra rede social, a visualização ficará de acordo com a configuração de privacidade de quem publicou nesta outra plataforma — seja Twitter, Facebook, WhastApp ou Snapchat— e o usuário perde o controle do alcance deste post.
6. Como posso excluir um seguidor da minha conta privada?
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Gaddr reúne mais de 150 redes sociais e mensageiros em um só lugar
- Tomb Raider será dublado totalmente em português, anuncia Xbox
- Como deixar o Twitter preto com as opções de modo noturno no iPhone
- Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain ser? lan?ado em setembro
- DuckTales, Dual e mais: confira os jogos para iOS desta semana
- Dead Rising Triple Pack será o remake da franquia para PS4 e Xbox One
- Como remover, excluir ou mudar uma ID Apple do seu computador Mac
- Câmera de segurança: veja seis modelos Full HD por até R$ 400
- Moto G8 Plus vs Moto G9 Play: compare preço e ficha técnica
- Cinco principais escândalos que marcaram os esports em 2018