A linha Galaxy A da Samsung é conhecida por trazer aos smartphones intermediários recursos com ares de top de linha. O membro mais robusto da família, Galaxy A7 2017, foi lançado em janeiro com melhorias na ficha-técnica, em relação ao modelo do ano anterior, e preço mais alto: R$ 2.299, contra os atuais R$ 1.599 do Galaxy A7 2016.
Disponível nas cores dourado, preto e rosa, alguns dos destaques do novo celular ficam por conta da tela de 5,7 polegadas, a mudança no design e o upgrade na câmera. No entanto, a memória RAM permanece a mesma presente antecessor, e o sistema Android ainda não foi atualizado para a versão mais recente disponibilizada pelo Google. Conheça, a seguir, as diferenças entre ambos os telefones e descubra se vale a pena pagar mais caro para ter o novo smartphone da Samsung.
Galaxy A7, A5 e A3 2017: veja o que muda nos novos celulares da Samsung
Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular
Tela
O A7, em todas suas versões, sempre é o modelo com a maior tela da linha A. Se na versão 2016 ele já contava com uma tela grande, de 5,5 polegadas; na versão 2017 a Samsung resolveu aumentar: o display tem 5,7'' com tecnologia Super AMOLED. A resolução se manteve Full HD (1920 x 1080 pixels).
Por terem a mesma resolução em telas de diferentes tamanhos, a densidade de pixels do A7 2016 era de 401 ppi e a do modelo 2017 é de 386 ppi. Na prática, apesar de ser por uma pequena diferença, o modelo do ano passado apresenta uma tela mais rica em detalhes, nitidez e com menos granulação.
Design
Um dos pontos mais críticos observados durante nossos testes com o Galaxy A7 2016 foi seu revestimento em vidro, conferindo elegância e, ao mesmo tempo, baixa resistência a quedas, apesar da proteção Gorilla Glass. No modelo de 2017, o vidro está de volta ao design do A7, porém a traseira conta com vidro curvo, que deve proporcionar um manuseio melhor ao usuário.
O aumento da tela impactou no tamanho do Galaxy A7 2017, que agora tem 156,8 mm de altura e 77,6 mm de largura, contra 151,5 mm x 74,1 mm do antecessor. O novo A7 também ficou mais espesso, com 7,9 mm, contra 7,3 mm do modelo de 2016.
A parte frontal do telefone continua com o leitor de impressões digitais, localizado sob o botão "Home" físico.
Câmera
A nova versão do Galaxy A7 conta com um conjunto de câmeras melhorado: são 16 megapixels nos sensores traseiro e frontal. O modelo anterior tinha câmera principal de 13 MP e apenas 5 MP para selfies. A abertura de lente se manteve a mesma: f/1.9, que permite a entrada de uma grande quantidade de luz e ajuda na captura de fotos em ambientes mais escuros. O A7 2017 mantém recursos já presentes no modelo anterior: flash, que auxilia em fotos noturnas, HDR e detecção facial.
Desempenho
O Galaxy A7 2017 conta com memória RAM de 3 GB, assim como o modelo de 2016. Apesar de não ter recebido upgrade, essa é uma quantidade razoável e deve rodar o sistema Android com fluidez. O processador continua com oito núcleos (octa-core), com um pequeno aumento na velocidade: eram 1,6 GHz no A7 2016, enquanto o A7 2017 roda a 1,9 GHz.
A Samsung apostou no upgrade tanto da memória interna do aparelho quanto da possibilidade de expansão via cartão microSD. Enquanto a versão de 2016 contava com 16 GB de armazenamento e aceitava cartão de memória de até 128 GB, o novo A7 tem 32 GB internos e passou a aceitar cartões microSD de até 256 GB. O resultado é mais comodidade para salvar fotos e vídeos, além de baixar seus aplicativos preferidos no celular.
Galaxy A7 ou Galaxy J7, qual celular é melhor? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Pokémon Alpha e Omega: como disputar batalhas online
- Como baixar suas fotos do Flickr
- CS:GO: MIBR vence Team Envy de virada e continua na IEM Chicago 2019
- Dell atualiza XPS 13 com processadores Intel Core de décima geração
- Cinco curiosidades sobre Amaru e Goyo, novos operadores do Rainbow Six
- Descubra qual é a versão do WhatsApp instalada no seu Android
- Brasileirão de Rainbow Six: Siege ganha novo calendário e formato
- Como usar o app Meditopia para aprender a meditar e aliviar o estresse
- Need For Speed: veja evolução de gráficos dos principais jogos da série
- Conheça o Nubia Red Magic 5G: celular gamer rivaliza com Xiaomi e Asus