O Google reformulou radicalmente o Hangouts, serviço de mensagens de texto e vídeo chamadas em grupo, como forma de enfrentar o Slack — sucesso no meio corporativo. O resultado é a divisão do aplicativo em duas soluções independentes focadas para esse mercado nos próximos meses. O Hangouts Chat é dedicado a conversas por texto e traz salas de discussão e menções a usuários. Já a função de videochamadas fica a cargo de um segundo aplicativo, separado, chamado de Hangouts Meet.
Sete truques para usar o Google Hangouts
O Hangouts Meet é o único que já está disponível para download na Google Play, App Store e no navegador (meet.google.com). O Hangouts Chat ainda está em fase de testes antes de ser liberado a todos. A iniciativa vem depois do lançamento do Google Allo, assim como o Hangouts, um rival direto para o WhatsApp, que "não pegou" entre os usuários comuns ou mesmo os empresariais.
Quase um Slack, no PC
A aposta é em uma fórmula parecida com o Slack, ferramenta de comunicação que vem ganhando espaço. O Hangouts Chat tem um design na versão web muito parecido com o do rival, mas se diferencia na organização das mensagens, que são exibidas em tópicos por padrão. Dessa forma, conversas sobre assuntos diferentes não ficam misturadas, mesmo que sejam feitas na mesma sala de bate-papo.
O app também tem versão para dispositivos móveis (celulares) e oferece integrações com serviços externos, algo pelo qual o Slack é famoso. É possível, por exemplo, conectar o Hangouts Chat com o Asana para compartilhar tarefas com colegas de equipe.
Em termos de integração, porém, o destaque vai para os serviços do próprio Google. Documentos, planilhas, apresentações, imagens e vídeos do Google Drive podem ser compartilhados dentro de uma conversa facilmente. Usuários têm acesso a uma prévia do arquivo no chat, sem precisar abrir em um app externo.
Assistente virtual para reuniões
Outra mudança é o suporte a bots, uma tendência seguida em peso também por Facebook Messenger e Telegram. No caso do Hangouts Chat, o primeiro robô disponível é o @meet, que funciona como assistente para agendar reuniões e serve de elo com a segunda metade do novo Hangouts.
Hangouts Meet
O Hangouts Meet é uma plataforma de videochamadas que foca na simplicidade. A interface é limpa, com vídeo em tela cheia, lembrando o visual antigo das ligações por vídeo do Hangouts. O foco continua nas reuniões em grupo, mas dessa vez especificamente para empresas.
Para isso, o Meet tem integração com o Google Agenda para organizar horários entre colegas de trabalho e um campo central de inserção de códigos de convites. Há ainda suporte a conferência via número de telefone, mas a função tende a ser oferecida inicialmente somente para usuários dos Estados Unidos, onde há parceria com empresas de linha telefônica.
A nova solução de videochamadas do Google funciona de um-para-um grat
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Android: como resolver o erro ‘infelizmente a câmera parou de funcionar’
- Como criar uma conta Netflix para outra pessoa
- Pokémon Go, The Witcher 3 e LEGO foram os destaques da semana
- Como definir o Gmail com serviço de e-mail padrão no Chrome
- Como doar cartas em Clash Royale
- Nintendo 64: acessório promete melhorar os gráficos do antigo console
- Como jogar com o herói Torbjorn em Overwatch
- Lista tem 15 dicas de sites e apps do Google pouco conhecidos e úteis
- Ponte Rio-Niterói recebe homenagem do Google nesta sexta-feira
- PlayStation 4: como atualizar o console usando um pendrive