Ao usar o recurso de ocultar automaticamente a barra de tarefas do Windows, a barra permanecerá oculta até que um programa precise de sua atenção. Para aplicativos regulares, isso normalmente significa que seu ícone na barra de tarefas começará a 'piscar'. Por exemplo: o Skype irá 'piscar' seu respectivo ícone da barra de tarefas quando receber uma nova chamada.
O que é Aero Peek e como usar no seu computador
Nesse caso, você pode clicar no ícone do aplicativo na barra de tarefas para permitir que o software saiba que você notou a chegada de uma nova mensagem, por exemplo. Em seguida, a barra de tarefas ficará oculta novamente, sem incomodar.
Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular
Verificando as configurações da barra de tarefas
Se a barra de tarefas não fica oculta de forma automática, é preciso verificar as configurações da barra de tarefas. Para isso, siga os passos.
Passo 1. Clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas. No menu exibido, clique na opção “Configurações”;
Passo 2. Na janela de configurações, veja se as duas opções “Ocultar automaticamente” estão ativadas. Se não estiverem, clique no controle para fazer a mudança.
Em alguns casos, basta desativar o recurso e voltar a ativá-lo, para corrigir o problema com a barra de tarefas que não fica oculta.
Reiniciando o Windows Explorer
Muitas vezes, quando a barra de tarefas se recusa a ocultar automaticamente e você não consegue encontrar a razão, reiniciar o Windows Explorer pode resolver o problema, pelo menos temporariamente.
Passo 1. Clique com o botão direito na barra de tarefas. No menu que aparece, selecione a opção “Gerenciador de Tarefas”. Você também pode abrir o Gerenciador de Tarefas usando o atalho de teclado “Ctrl + Shift + Esc”;
Passo 2. Se o Explorer não aparecer na tela do Gerenciador de Tarefas do Windows, clique em “Mais detalhes”;
Passo 3. Procure pelo Windows Explorer e clique nele. Depois, clique no botão “Reiniciar”.
Verificando os ícones na bandeja do sistema
Para aplicativos em segundo plano que têm um ícone na bandeja do sistema, duas situações podem fazer com que o auto-ocultar da barra de tarefas falhe. A primeira é quando você tem um badge (emblemas) no ícone, ou uma mudança de ícone real, indicando que o aplicativo precisa de sua atenção.
A segunda situação ocorre principalmente no Windows 8 e versões anteriores, quando um balão de notificação aparece. Isso muitas vezes faz com que a barra de tarefas permaneça visível até você descartar a mensagem. As duas situações são simples de resolver: clicando no ícone do app ou configurando o aplicativo para não receber suas notificações.
Em alguns casos, porém, um aplicativo simplesmente não foi bem escrito. O app irá acionar uma notificação no Windows para manter a barra de tarefas aparecendo, mas não exibirá nada visível para você fechar. Esse problema é ainda pior quando combinado com a capacidade do Windows de ocultar ícones da bandeja do sistema.
Windows 10 com problemas no Explorador de Arquivos: o que fazer? Veja no Fórum do TechTudo.
Nesse caso, geralmente, você pode corrigir o problema reiniciando o aplicativo com problema ou clicando no íco
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como adicionar amigos no Discord
- F1 2019 terá edição especial com Ayrton Senna e Alain Prost
- Inbox do Gmail deve ganhar botão para desfazer envio de e-mail em breve
- Galaxy J7 Prime 2 chega ao Brasil com TV digital e preço de R$ 1.299
- Days Gone recebe novo Desafio de manobras radicais com sua moto
- Asus VivoStick combina tamanho mínimo, conectividade e estilo na IFA 2015
- Avião é montado com mais de mil peças impressas em 3D
- Veja como instalar um cooler no seu computador
- ISO, abertura, megapixels? O que é mais importante na câmera do celular?
- Como ganhar saldo na Google Play Store de quatro formas diferentes