Os sobrenomes surgiram, ao longo da história, para distinguir as pessoas que eram registradas por grupos e, dessa forma, saber a qual família pertenciam. Além disso, é através deles que descobrimos histórias sobre a nossa origem e outras curiosidades, como quando surgiu e de qual cidade é.
Quantas pessoas têm o mesmo sobrenome?
Os sobrenomes são divididos por categoria: sobrenomes patrônimos são derivados do nome de algum antepassado masculino; os profissionais são procedentes da ocupação de um antepassado; os topográficos são oriundos de uma paisagem ou lugar; os apelidos descritivos são provenientes de alguma característica física; e os sobrenomes matrônimos são originários de um antepassado feminino.
Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular
É possível descobrir a origem de qualquer sobrenome, como Silva, Oliveira, Alves, Santos, Souza, Ferreira, Lima, Pereira, Ribeiro, Almeida, Araújo, Rocha e diversos outros. Basta preencher os campos necessários. As informações dos sites e aplicativos são feitas por pesquisadores especializados mas, em algumas páginas, qualquer pessoa cadastrada no site pode acrescentar informações novas.
IBGE revela nomes mais populares do Brasil
Para ajudar a descobrir a origem do seu sobrenome, existem sites e aplicativos que lhe dão informações completas sobre o assunto. Confira, na lista abaixo, algumas opções online.
1. Forebears
O Forebears, disponível em inglês, fornece informações sobre diversos sobrenomes. Basta preencher o campo de pesquisa com o que deseja procurar e clicar em “Search”. Em seguida, vão aparecer os resultados com alguns dados. Para fazer uma investigação mais completa, é preciso fazer um cadastro.
2. FamilySearch
O FamilySearch é um site completo para quem deseja fazer buscar avançadas e descobrir informações detalhadas sobre o seu sobrenome. Disponível em português, não é preciso fazer nenhum tipo de cadastro e, quem desejar, pode se tornar voluntário para ajudar pessoas a encontrar sua ascendência.
3. RootsWeb
O RootsWeb (rootsweb.ancestry.com) é simples, faz buscas completas e está disponível em inglês. Para fazer alguma pesquisa, basta preencher o que se pede e clicar em “Search now”. O resultado irá aparecer e você irá descobrir o que
4. Ancestry
O Ancestry é um dos mais completos da lista. Além de procurar a origem do seu sobrenome, é possível fazer a sua árvore genealógica. Depois de completá-la, permite que o usuário assista sua história. Pra isso, é preciso pagar. O preço varia de $ 20 (aproximadamente R$ 70) até $ 200 (cerca de R$ 700).
5. Genealogy
O Genealogy (genealogy.com) também é bem completo. Para fazer uma pesquisa, basta preencher o necessário. As informações que deseja irão aparecer. Não é preciso fazer nenhum tipo de cadastro, mas só está disponível em inglês. Há um fórum onde os usuários podem tirar suas dúvidas e responder.
6. GenePro
O GenePro é um aplicativo que permite que o usuário faça sua árvore genealógica. Disponível em inglês e para Windows, o app funciona de forma simples e intuitiva. Além disso, no site é possível encontrar informações sobre como o aplicativo funciona e algumas dicas de como usá-lo.
7. Ancestral Quest
O Ancestral Quest (ancquest.com/search) é um site que permite fazer buscas avançadas sobre sua família e antepassados. Há pesquisas específicas e abrangentes, basta escolher a que deseja fazer. Está disponível em mais de quinze idiomas, como inglês, espanhol e italiano, mas não em português.
O Google Tradutor é confiável? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Slender, Cry of Fear: veja melhores jogos de terror grátis para PC
- Como criar miniatura para vídeo do YouTube usando o Canva
- 12 gírias e expressões que todo mundo usava no MSN
- Como fazer recarga de celular Claro
- Google Play: veja como ocultar um dispositivo na loja de apps
- Veja como solucionar problema quando League of Legends não abre
- Como desbloquear cartão MEI do Banco Inter
- GTA 5 para PC: confira os melhores mods lançados para o game
- Retrospectiva Snapchat 2016: relembre as mudanças na rede social
- Como fazer o Google Chrome ler textos em voz alta