O usuário de smartphone com Android 7.0 (Nougat) pode descobrir quais aplicativos estão usando sua câmera, microfone, localização, telefone e mais recursos. Saber disso pode ser útil para proteger sua privacidade, já que alguns apps acessam ferramentas do celular sem que você perceba, para coletar dados dos locais que já visitou ou até salvar fotos da galeria pessoal. Muitas dessas aplicações visualizam a lista de contatos, itens armazenados e alteraram as configurações do sistema.
Para manter o telefone seguro, saiba que é possível remover as permissões de acesso quando preferir, mantendo ativadas apenas as funções básicas. O ajuste está disponível nas configurações do aparelho, sem precisar instalar nada extra. Para descobrir como personalizar a privacidade do Android, confira o passo a passo deste tutorial.
Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular
Remover permissões de aplicativos no celular
Passo 1. No celular com Android 7.0, toque no ícone de "Configurar" no menu e depois selecione "Aplicativos".
Passo 2. Agora, para visualizar opções mais avançadas, clique no ícone de "Configurações", no topo direito da tela. Depois selecione "Permissões do app".
Passo 3. Note que será mostrada uma lista com os recursos do celular que são acessados por aplicativos. Para ver mais detalhes, toque em um deles. Neste exemplo, vamos utilizar o acesso à "câmera" do smartphone. Serão exibidos todos os aplicativos que têm permissão para acessar o recurso. Os ativados mostram a chave em "verde" e os desativados em "cinza". Com isso, remova o acesso de todos os apps que você julgar que não precisa utilizar essa função.
Repita o mesmo procedimento com todos os recursos do celular, como microfone, localização e agenda, para remover e proteger a privacidade das suas informações.
Remover acessos especiais
Passo 1. Abra o item de "Configurar" no Android 7.0 e selecione "Aplicativos".
Passo 2. Clique no ícone de "Configurações", no topo direito da tela, e depois selecione "Acesso especial", no final da tela.
Passo 3. Agora, você consegue monitorar quais aplicativos podem utilizar funções avançadas no celular, personalizando as permissões de cada item. Neste primeiro exemplo, vamos descobrir quais apps podem "Mudar configurações do sistema". Veja que os itens ativados da lista estão marcados com um "Sim".
Passo 4. Para desativar a permissão do aplicativo, desligue a chave, mudando da cor "verde" para a "cinza".
Passo 5. Neste segundo exemplo, veja como revogar o "Acesso irrestrito de dados". Note que, ao selecionar o item, será mostrada uma lista com todos os aplicativos que podem utilizar a função (com a chave em verde) e os desativados (chave em cinza). Desligue o que preferir. Esses ajustes são salvos automaticamente.
Basta repetir o procedimento para todos os itens de acesso especial para remover a permissão.
Quer saber o passo a passo para garantir a sua privacidade no Android? Veja no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Movie Maker no Windows 10 acabou: saiba usar o substituto Story Remix
- Tinder lança perfis com contas certificadas; veja famosos que já aderiram
- Apple Brasil inclui iPhone 5C em programa de troca de bateria
- Pokkén Tournament, jogo de luta entre Pokémons, chega ao Wii U em 2016
- Como usar o botão para enviar GIFs no Twitter para Android e iPhone
- Como apagar fotos do Google Fotos no computador e pelo celular
- CS:GO: NRG e Astralis avançam às semifinais do StarLadder Berlin Major
- PlayStation 4 fabricado no Brasil tem preço mais barato divulgado
- Dragon Ball Z: Kakarot supera a marca de 2 milhões de cópias vendidas
- Halo Master Chief Collection: como personalizar seus personagens no jogo