Star Fox 2 foi a maior das surpresas na lista de jogos do recém-anunciado SNES Classic (Super Nintendo), versão miniatura do icônico Super Nintendo, pois será a primeira vez que o game será lançado oficialmente pela empresa. Originalmente planejado para ser lançado em 1995, Star Fox 2 foi cancelado quando seu desenvolvimento já estava quase completo e nestas últimas décadas muito material foi descoberto sobre ele. Confira o que esperar do jogo quando ele chegar com o SNES Classic em 29 de setembro.
A história
Assim como todos os games da série, Star Fox se passa no sistema Lylat onde estão planetas como Corneria, base do exército corneriano e o lar da maioria das criaturas pensantes do sistema. Mais uma vez a segurança do planeta é ameaçada pelo vilão Andross que retorna após sua derrota no game anterior. Sua nova estratégia envolve desintegrar Corneria com enormes mísseis e uma nova frota de inimigos.
Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular
Para impedi-lo o General Pepper de Corneria convoca mais uma vez o esquadrão Star Fox, composto pelo líder Fox McCloud, Falco Lombardi, Peppy Hare e Slyppy Toad, além de duas novas integrantes inéditas: Miyu, uma lince, e Fay, uma cadela. Ambas as personagens permaneceram restritas a esse game cancelado e nunca apareceram em outros títulos da série.
A principal mudança em Star Fox 2 era na maneira que a ação do game se desenrolava. As seções de nave em 3D como o original ainda estavam presentes, porém agora elas faziam parte de uma jogabilidade maior que envolvia estratégia e posicionamento de naves pelo mapa para interceptar os mísseis inimigos.
O jogo começa com uma visão de cima do sistema Lylat, com naves inimigas pelo caminho e os gigantes mísseis de Andross em rota de colisão com Corneria. O papel do jogador é traçar uma rota para as naves do esquadrão Star Fox para assim interceptar os mísseis, naves inimigas e eventualmente chegar até a nave-mãe do vilão para derrotá-lo.
Outra grande novidade eram fases nas quais o jogador precisava invadir uma base inimiga ao voar por dentro de um labirinto de corredores em busca de um núcleo que precisava ser destruído. Dentro destes locais era possível transformar sua nave Arwing em um veículo bípede que permitia explorar com maior liberdade.
Segundo um dos programadores que trabalhou no projeto, Dylan Cuthbert, há ainda mais elementos que nunca foram revelados nas versões do game que vazaram na internet através dos anos. O jogo teria elementos "Rogue" os quais permitiriam que fatores aleatórios tornassem cada partida um pouco mais única. Não se sabe se esses elementos estarão na versão do jogo do SNES Classic.
Desenvolvimento e cancelamento
O jogo estava em desenvolvimento pela Argonaut Games, criadora do primeiro Star Fox, em parceria com a Nintendo. O criador de Mario, Shigeru Miyamoto, estava envolvido no projeto como produtor. Ainda segundo Cuthbert, o game chegou a estar 95% completo e versões finalizadas foram enviadas para testes, os quais na época eram realizados pelo Mario Club.
O plano da Nintendo era lançar Star Fox 2 em meados de 1995, porém a empresa foi pega de surpresa pelo sucesso no Japão do primeiro PlayStation e do Saturn da Sega. Shigeru Miyamoto acreditou que não seria bom apresentar Star Fox 2 com seus gráficos 3D rudimentares frente aos concorrentes e preferiu lançar o próximo capítulo da franquia no Nintendo 64.
Desde o cancelamento muitas versões de Star Fox 2 vazaram na internet e por se tratar de um jogo inédito e praticamente completo levantou muito interesse da comunidade de fãs que o consertou e até traduziu. Há versões "alpha" tão antigas do jogo que até mostram um modo multiplayer que foi cancelado em versões posteriores.
Referências
A sombra que Star Fox 2 projetou sobre a franquia desde seu cancelamento nunca passou totalmente despercebida pelos fãs. Inicialmente em Star Fox 64, por volta de 30% de conteúdo de Star Fox 2 foi reaproveitado e reimaginado para o novo game. Acredita-se inclusive que uma das personagens que aparece em um dos caminhos alternativos do jogo, chamada Katt Monroe, é na verdade uma versão da lince Miyu.
As referências se tornaram ainda mais aparentes no game Star Fox Command do Nintendo DS, o qual trouxe de volta o conceito básico da jogabilidade de Star Fox 2. Neste game os usuários traçavam a rota de suas naves Arwing com a tela de toque e enfrentavam inimigos em pequenas batalhas através de um mapa com visão áerea.
Por fim o mais recente Star Fox Zero para o Nintendo Wii U, desenvolvido em parceria com a PlatinumGames, ressuscitou o veículo bípede de Star Fox 2. Agora chamado de modo "Walker" da Arwing, assim como o original ele permitia mover-se livremente em todas as direções e até mesmo invadir bases inimigas como no jogo do Super Nintendo.
Quais os seus clássicos preferidos do Super Nintendo? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Mortal Kombat 11 terá Shang Tsung, Spawn, Nightwolf e Sindel
- Forza Motorsport 6 ganha expansão com carros da NASCAR
- Samsung revela celular dobrável Galaxy Fold
- Ins?nia? Conhe?a aparelhos que prometem noites de sono perfeitas
- Batman: Arkham Knight terá DLC com Mulher-Gato e skins clássicas
- Como jogar Terra-Média Sombras da Guerra no celular
- CS:GO: relembre jogadores banidos por trapaças
- Windows Defender: seis perguntas e respostas do antivírus da Microsoft
- Xperia M5 vs Xperia M4 Aqua: as diferenças nas especificações dos celulares
- Dez fatos sobre os novos processadores i9 hexa-core da Intel