O WhatsApp fecha o ano com quatro importantes novidades que afetam diretamente seus usuários. Em 2017, a plataforma apresentou updates com melhorias e, com a chegada do último mês do ano, deixou de oferecer suporte a alguns celulares antigos; liberou a opção de um botão para anúncios do Facebook; e ampliou opções para edição de fotos no Windows Phone.
Além disso, foi liberado um relatório que mostra o mensageiro como o aplicativo mais protegido por senha do Brasil – evidenciando a preocupação dos usuários com privacidade. Confira o resumo do que ocorreu de mais quente com o WhatsApp em dezembro.
1. Fim do app em smartphones antigos
Desde 31 de dezembro, o WhatsApp não oferece suporte para versões do aplicativo em aparelhos antigos. A medida afeta diretamente usuários de BlackBerry OS, BlackBerry 10 e Windows Phone 8, bem como versões inferiores desses sistemas. Na prática, a decisão é de não disponibilizar atualizações do aplicativo nessas plataformas, o que deixa o mensageiro vulnerável e sem melhorias. É possível, inclusive, que funções comuns parem de funcionar sem aviso prévio.
A justificativa da companhia é de que sistemas antigos apresentam limitações que impedem o uso de funcionalidades complexas e que é necessário migrar para aparelhos mais novos. O WhatsApp tem funcionamento e atualizações garantidas nos sistemas Android 4.0, iOS 7 e Windows 8.1 (ou superiores).
Segundo dados dos criadores do antivírus PSafe DFNDR, o WhatsApp é um dos apps mais protegidos por senha do Brasil. Esse dado, que está restrito a versão para Android do mensageiro, revela que 30% das pessoas que utilizam a função cofre do app de segurança adicionam criptografia para acessar conversas do WhatsApp.
Com o modo cofre do DFNDR, uma senha é exigida toda vez que o mensageiro é iniciado, o que evita que pessoas leiam as mensagens. Além do WhatsApp, a ferramenta também pode criar código de acessos à outros apps e à galeria de fotos de smartphones com Android.
3. Windows Phone ganha desenhos e emojis
Demorou, mas a possibilidade de desenhar e adicionar emojis chegou ao WhatsApp para Windows Phone 10. Ao atualizar o app, usuários desse sistema podem adicionar desenhos à mão livre e emotions de teclado virtual em fotos feitas pelo aplicativo ou importadas da biblioteca do celular. Com a novidade, a versão para o sistema mobile da Microsoft recebe recursos que há meses estão disponíveis para usuários de iPhone e smartphones Android.
4. Botão do WhatsApp em anúncios do Facebook
Também foi em dezembro que o Facebook apresentou a possibilidade de adicionar um botão do WhatsApp em anúncios. Com o recurso, proprietários de empresas com página na rede social podem oferecer um link direto com seu canal do WhatsApp, seja para tirar dúvidas, oferecer promoções ou finalizar compras. A ferramenta está disponível em todo mundo, exceto na Índia e países que compõem a União Européia.
Segundo o Facebook, a função é ideal para empresas de pequeno e médio porte. Baseados em uma pesquisa do Datafolha, a empresa diz que a opção pode ajudar empreendedores brasileiros, pois 42% dos usuários do WhatsApp já utilizam o app para se comunicar com estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços e profissionais autônomos.
Contatos aparecem sozinhos no WhatsApp? Saiba como resolver no Fórum TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Aplicativo free, lite, premium ou freemium? Entenda a diferença entre eles
- Magic 2015: como disputar partidas online no game
- WhatsApp: atalhos para Android e conversa consigo mesmo entre os destaques
- Instagram em inglês e foto do ovo: 6 fatos que marcaram o app em Janeiro
- Três dicas para encontrar vagas no LinkedIn: salve, descubra e avise
- Microsoft 40 anos: ?O que mais importa agora ? o que fazer a seguir?
- Teclado DeathStalker da Razer ganha versão Chroma com retroiluminação
- iPhone: como escanear documentos e salvar nos Arquivos no iOS 13
- Xperia Z5 Premium chega ao Brasil e tenta bater iPhone até no preço alto
- Perto de lançamento, The Last of Us 2 ganha artes e tema dinâmico no PS4