O Windows Explorer, gerenciador de arquivos do sistema da Microsoft, pode travar ou parar de responder sem motivo aparente. Nessas situações, o programa não abre ou fecha do nada, e impede que o usuário acesse suas fotos, vídeos, documentos e outros arquivos armazenados no computador. Boa parte dos casos de pane no Explorador de arquivos está relacionada a modificações feitas por aplicativos instalados pelo usuário e que alteram o menu de contexto (lista que surge ao clicar com o botão direito do mouse). Veja no tutorial a seguir como resolver a falha no Windows XP ao Windows 10.
Remova o histórico
Antes de prosseguir, é importante testar se um conflito no histórico do Explorer está causando a falha. Abra uma janela qualquer no Explorer, clique com o botão direito sobre a barra de endereços e selecione “Excluir histórico”. Se o problema persistir, passe para a solução seguinte.
Remova extensões do Windows Explorer
Passo 1. Baixe e instale o ShellExView, um programa gratuito que rastreia e identifica todas as modificações realizadas no menu de contexto do Windows Explorer.
Passo 2. Abra o ShellExView e acesse o menu “Options”. Em seguida, clique na opção “Hide all Microsoft extensions”. O programa passará a exibir somente as modificações de aplicativos de terceiros, que foram instalados pelo usuário.
Passo 3. Tecle Ctrl+A para selecionar todos os itens da lista. Clique em um deles com o botão direito do mouse e escolha a opção “Disable selected items”. Em seguida, se a causa do problema for uma das modificações, o Windows Explorer deve voltar a funcionar normalmente.
Não funcionou?
Se a remoção de extensões do Windows Explorer não resolveu o problema, ainda é possível recorrer a alternativas. Primeiro, verifique se o Windows Update está configurado para baixar e instalar atualizações automaticamente. Assim, é possível obter o software mais recente da Microsoft.
Se isso também não surtir efeito, alguns usuários relatam em fóruns estrangeiros que é possível resolver movendo o executável do Explorer para a pasta System32 do Windows. É importante lembrar que essa providência pode causar problemas, e só é indicada em último caso e se estiver disposto a encarar o risco.
Passo 1. Acesse a pasta C:\Windows e encontre o item “explorer.exe” (se a extensão .exe não estiver visível, verifique se a descrição diz “Aplicativo”). Clique com o botão direito e copie.
Passo 2. Acesse a pasta C:\System32 e cole. Clique em “Continuar” para prosseguir.
Restaure o Windows
Se ainda assim o Windows Explorer seguir falhando, a única solução tende a ser reinstalar o Windows no computador. Se o PC rodar o Windows 10, é possível fazer uma restauração de fábrica sem perder seus arquivos. No Windows 7 e versões anteriores, os itens do HD são perdidos se você não tiver um backup.
Como ativar o Windows Defender? Veja no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como comprar as novas skins de Natal do jogo Overwatch
- Como dar zoom nos vídeos do Snapchat com apenas uma das mãos
- Cartola FC 2018: como baixar e jogar o fantasy game
- Como acessar uma lista de games escondidos no terminal do Mac OS X
- Como saber o peso ideal com a calculadora de IMC
- Fone de ouvido: conheça a história do acessório e seus primeiros modelos
- Confira os jogos que estão gratuitos na Xbox Live e PSN para novembro
- Tudo sobre Galaxy A70: preço, ficha técnica, prós e contras
- Como tirar riscos da lente da sua câmera fotográfica
- Aplicativo para monitorar filhos: veja 5 opções grátis para o seu celular