O Flash Player tem uma nova vulnerabilidade que pode comprometer a segurança do computador. O alerta foi dado pela própria Adobe na última semana. A brecha CVE-2018-4878 permite explorar o plugin para Google Chrome, Microsoft Edge e Internet Explorer 11 e pode afetar tanto o Windows, quanto o MacOS, Linux e Chrome OS.
O bug de segurança já está sendo usado por hackers. A empresa informou em um comunicado que em um ataque direcionado para usuários do Windows, criminosos enviam por e-mail um arquivo do Microsoft Office com um código malicioso. De acordo com a Adobe, a brecha permite que terceiros assumam o controle do computador.
A vulnerabilidade CVE-2018-4878 afeta todas as versões do Flash. Na aplicação para desktop, compromete a segurança do Windows, macOS e Linux. No plugin para o navegador do Google, também afeta o Chrome OS. Já na versão para os navegadores Edge e Internet Explorer 11, pode comprometer a segurança do Windows 10 e Windows 8.1.
A forma como o bug age no sistema não foi muito detalhada. A Adobe diz apenas que um invasor poderia assumir o controle do sistema. Como foi considerado um erro crítico, a recomendação é desinstalar o Flash Player ou desabilitá-lo no navegador, enquanto ainda não há uma solução definitiva. A empresa diz que uma atualização será lançada em breve
Além disso, evitar abrir anexos de e-mail de desconhecidos também é importante. A Adobe identificou que hackers estão enviando arquivos do Office com scripts maliciosos, na intenção de explorar o erro de segurança no Flash.
Erros de segurança no Flash Player não são novidade. Apesar de o HTML5 ter ganhado espaço nos últimos anos, o plugin da Adobe ainda é muito usado na Internet — ele é necessário para acessar alguns tipos de jogos para navegador. Por conta de inúmeros bugs, a Adobe vai parar de distribuir e atualizar o componente, mas garantiu o suporte até 2020.
Via Adobe
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Perdeu seu telefone? Saiba acessar sua conta do Twitter sem código SMS
- PUBG Mobile: game bane mais de 1.6 milhão de hackers em uma semana
- CS:GO: MIBR vence Fnatic e avança na IEM Sydney 2019
- Mixer: como liberar Chave de Streaming e fazer lives com o OBS
- Facebook permite comprar produtos direto do feed com PicPay; veja como
- O que é 'Auto Chess'? Entenda modo de jogo que surgiu dos MOBAs
- PagBank vale a pena? Compare rendimento com a NuConta do Nubank
- Cheats para Guitar Hero 3: veja lista com todos os códigos e macetes
- Resumo da Semana: Mortal Kombat X e Assassin’s Creed foram destaques
- Mortal Kombat: confira a evolução de gráfico dos títulos da série