O Windows Defender passará a proteger o usuário de aplicativos que mostram mensagens alarmistas para convencer usuários a comprar produtos. Chamados de scareware (“scare” é susto, em inglês), esses programas fazem uma varredura no PC quando a versão gratuita é instalada. Ao encontrar erros, no sistema, eles prometem corrigi-los e umentar a velocidade do computador, desde que o usuário compre uma licença paga. Segundo post no blog oficial da Microsoft, a nova ferramenta do Windows deve entrar em ação em 1º de março.
Os scarewares se concentram em aplicativos oferecidos gratuitamente que realizam uma análise do computador. Nos resultados, o software aponta a existência de erros de Registro do Windows e outros problemas que tornam o PC mais lento. No entanto, para corrigir esses erros, o app exige que o usuário pague a licença de uma versão completa do software.
Para a Microsoft, se encaixam nas definições de scarewares os programas que usam “mensagens alarmistas, coercitivas ou conteúdo enganoso como forma de pressão para que o usuário pague por serviços adicionais ou para realizar operações supérfluas”. Também poderá categorizar scareware a obrigatoriedade de baixar arquivos, limite de tempo para que os erros sejam corrigidos, responder pesquisas e ceder endereços de e-mail para newsletters.
Ainda de acordo com a Microsoft, muitos scarewares podem ser ineficazes, já que não expõem com clareza as intervenções que realizam nos computadores. Em função disso, é até possíve
O Defender, no entanto, não irá simplesmente categorizar os scarewares como vírus comuns. O antivírus da Microsoft vai catalogar esse tipo de aplicação como software indesejado no computador e, dependendo das configurações aplicadas pelo usuário, poderá inclusive desinstalá-los automaticamente.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como mandar bem nas pistas e ser o melhor piloto em F1 2016
- Como conseguir Sílex no Minecraft
- Como criar um perfil e definir metas de exercícios no app Pedômetro
- Overwatch fica de graça em evento de aniversário de 2019; confira
- Novo DLC de Zelda: Breath of The Wild já está disponível para download
- Aprenda configurar uma antena digital na Smart TV da Samsung
- Top Safadão: rede social brasileira cria ranking 1% anjo da Internet
- Passe de Batalha Fortnite Capítulo 2 temporada 3: veja itens e preço
- TikTok ultrapassa WhatsApp e é o aplicativo mais baixado de 2020
- PlayerUnknown's Battlegrounds ganhará mapa de treinamento para novatos