A Opera Software lançou, nesta quarta-feira (07), a versão definitiva de seu novo navegador, o Opera 51. A novidade, que se baseia no projeto Chromium 64, é, segundo os desenvolvedores, mais rápida do que a versão anterior do browser e 38% mais veloz do que o rival Mozilla Firefox 58. De acordo com informações, o teste de velocidade foi feito usando o medidor de desempenho Speedometer em um notebook da HP.
Além de mais rapidez, o Opera 51 traz outras novidades que devem facilitar a vida dos usuário. As adições dizem respeito a melhorias na interface e na usabilidade do software e podem torná-lo um navegador mais intuitivo e fácil de usar. Veja, abaixo, as demais mudanças.
Novo Opera 51 promete mais rapidez do que rival; veja outras novidades (Foto: Divulgação/Opera)
Rolagem mais fácil
Um dos truques adicionados ao novo Opera promete melhorar vida de quem gosta de navegar por textos e feeds muito longos. Com a nova função, basta clicar no título da guia que está aberta para fazer com que o navegador suba automaticamente para o topo da página. Quer voltar para o ponto onde estava antes? Clique mais uma vez.
Opera 51 facilitou a rolagem em páginas da web (Foto: Divulgação/Opera )
Menu de abas
Outra novidade interessante do Opera 51 são os dois novos menus expansíveis para localizar abas abertas ou recentemente fechadas. O botão para acessá-los fica disponível no canto superior direito do navegador e, de acordo com os desenvolvedores, a novidade deixa mais fácil e organizado encontrar páginas que estão sendo utilizadas pelo usuário.
Menus dobráveis de abas deve facilitar a vida no Opera 51 (Foto: Divulgação/Opera)
Importação de favoritos facilitada
O Opera também facilitou a importação de favoritos de outros navegadores. Agora, para fazê-lo, basta clicar no botão Importar/Exportar favoritos, disponível em um menu expansível, ou acessar o Menu Fácil, disponível na página inicial.
Importação de favoritos foi facilitada (Foto: Divulgação/Opera)
Visualização de vídeo mais inteligente
O Opera 51 conta com a função Video pop-out, que permite visualizar vídeos em janelas pop-up enquanto usa outras funções do navegador. Para facilitar a navegação por esse tipo de janela, os desenvolvedores adicionaram o botão "Back to tab", que vai permitir que você continue assistindo à mídia na aba original sem grandes complicações.
Opera 51 tem visualização de vídeos mais inteligente (Foto: Divulgação/Opera)
Outras novidades
Além das novidades acima, outras mudanças foram adicionadas. Uma delas está no visual da janela privativa, que foi reformulada para ficar igual no macOS e no Windows, além de contar com uma animação de abertura. Também foram adicionadas as funções de permitir o Adobe Flash Player em todos os sites de uma só vez, resetar o browser para as configurações originais com apenas um click e configurar preferências para backup em caso de alterações não-intencionais.
Janela Privativa do Opera 51 tem novo visual e animação (Foto: Divulgação/Opera)