O lançamento do Zenfone 5 trouxe à tona a dúvida sobre a paternidade do recorte na parte de cima da tela. O celular da Asus repete o “topete” marcante do iPhone X, maneira que os engenheiros encontraram para aumentar o display enquanto mantém os sensores necessários para fotos melhores e biometria por reconhecimento facial. Bastou esta especificação para chocar os internautas, que se manifestaram furiosamente nas redes sociais.
O diretor global de marketing Marcel Campos disse a jornalistas que o Zenfone 5 bebe da fonte do Essential Phone, dispositivo que causou burburinho no exterior por oferecer um pequeno recorte para comportar a câmera frontal. O argumento, no entanto, não colou.
Antes de seguir, aquele lembrete básico: a ficha técnica completa do Zenfone 5 pode ser consultada ao fim desta primeira análise.
O “iPhone X da Asus”, como vem sendo chamado na web, traz hardware de respeito. A tela de 6,2 polegadas tem painel em IPS, o mesmo que a Apple usa no iPhone 8. De acordo com Campos, a qualidade dos componentes usados pela Asus equipara o display aos construídos em OLED. De fato, o Zenfone 5 exibe cores muito vibrantes, com um brilho que lembra os telefones mais luminosos da Samsung.
Bordas arredondadas também marcam presença no smartphone. Aliás, esta parece ser uma tendência de toda a indústria, que desde o ano passado caminha para um cenário em que poucos telefones ainda têm cantos retos (90 graus).
Nem a parte de trás livrou o Zenfone 5 de comparações com a empresa da maçã. Ali está o conjunto de câmera dupla alinhado na vertical, tal qual a Apple faz. Ao menos os círculos brilhantes no acabamento da Asus estão mantidos, reproduzindo um padrão visto em celulares do passado, como o Zenfone 4.
A Asus acertou ao colocar o leitor de impressões digitais alinhado ao centro da traseira. Desta forma fica muito mais fácil acessá-lo sem correr o risco de acertar as lentes das câmeras, uma preocupação constante no Galaxy S8, por exemplo.
Por falar em fotografias, até o momento temos bons indicativos de que o Zenfone 5 é capaz de produzir belas imagens. A tecnologia de dual camera é representada pela teleobjetiva com abertura f.1/8 e a grande angular com 120º. O ponto positivo é a possibilidade de escolher com qual câmera você quer fazer o registro, algo que não se vê em todos os smartphones (uma pena, inclusive). O aplicativo nativo dá a opção de intercalar entre os dois modos.
Durante o evento de anúncio global, eu pude comparar imagens do Zenfone 5 com as feitas no iPhone X. Logo de cara, a Asus se sai bem, com mesmo nível de fidelidade de cores e baixo ruído. As imagens foram realizadas em ambiente com pouca luz.
Vale ressaltar aqui que está é apenas uma primeira impressão, pois não foi possível sair de lá com uma unidade de teste. Futuramente voltaremos a abordar o assunto ao fazer o review do Zenfone 5.
O Zenfone 5 tem tela em formato 19:9, com altura ligeiramente maior que a vista nos outros telefones premium da geração mais atual. Mesmo assim, a câmera faz fotos com no máximo 18:9. Segundo Marcel Campos, isso permite ver totalmente a imagem no próprio aparelho, e ainda sobra espaço para exibir os menus e botões. As outras opções de formato são 1:1 (quadrado, perfeito para Instagram), 4:3 (TV analógica) e 16:9 (TV digital).
O Android 8 (Oreo) marca presença em mais um smartphone, depois de mais de um ano de espera para que as fabricantes começassem a usar o sistema mais recente. A Asus aproveitou para enxugar a ZenUI, que está mais leve e elegante. Há poucos aplicativos extravagantes instalados de fábrica, como o de armazenamento na nuvem (WebStorage). Os consumidores podem esperar um desempenho veloz.
A Asus emprega processador Snapdragon 636. Não chega a ser o todo poderoso Snapdragon 845 presente no Galaxy S9 (leia a primeira análise), mas é um chip com boas referências. A empresa continua oferecendo diversas combinações combinações de hardware, o que pode ser deveras confuso. Haverá opções com memória RAM de 4 GB ou 6 GB. Na dúvida, vale a pena considerar o mais potente para evitar dor de cabeça no futuro. O armazenamento é de 64 GB com entrada para cartão microSD.
Por sinal, falemos aqui de valores: a Asus não revelou o preço do Zenfone 5. Não se sabe quanto ele vai custar no Brasil, ou nos Estados Unidos, ou na Europa. A empresa divulgou o preço sugerido para o Zenfone 5Z, edição que conta com Snapdragon 845: 479 euros, o que dá aproximadamente R$ 1.900. Traduzindo: os demais telefones devem custar menos que isso.
O Zenfone 5 deve chegar ao Brasil “no segundo semestre de 2018”.
O jornalista viajou para a Espanha a convite da Samsung Brasil
Ficha técnica do Asus Zenfone 5
- Tamanho da tela: 6,2 polegadas e proporção 19:9
- Resolução da tela: Full HD+ (2160 × 1080 pixels)
- Painel da tela: IPS
- Câmera principal (Dual): Teleobjetiva e grande-angular de 12 MP e abertura de f/1.8
- Câmera frontal (selfie): 8 MP e f/2.0
- Sistema: Android 8 Oreo
- Processador: Qualcomm Snapdragon 636 (4 núcleos)
- Memória RAM: 4 GB ou 6 GB
- Armazenamento (memória interna): 64 GB
- Cartão microSD: compatível
- Capacidade da bateria: 3.300 mAh
- Dual SIM: sim
- Telefonia: LTE
- Peso: 155 gramas
- Cores: azul Midnight e prata Meteor
- Lançamento mundial: 27.02.2018
- Preço na Europa: 479 euros
- Preço no Brasil: indefinido
Qual é o celular mais resistente a quedas atualmente? Descubra no Fórum TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Microsoft detalha polêmica sobre privacidade no Windows e na Cortana
- Como fazer o download de Resident Evil 0 HD nos consoles e PC
- TVs de tela grande são as preferidas do brasileiro em 2021, diz estudo
- Uncharted, FIFA: Lista traz games do PS Vita que ainda valem a pena
- FIFA 18 divulga trailer que mostra Neymar com camisa do PSG
- Lista traz games do Mega Drive para jogar no PC e consoles atuais
- Jump Force, Far Cry e Crackdown 3 estão nos lançamentos da semana
- Como resolver o quebra-cabeça de São Dimas em Uncharted 4
- O que é omnibox?
- Como ativar a autenticação de remetente contra spam no Gmail