No futuro, a Apple pode não precisar comprar de outras empresas os displays usados em iPhones e outros dispositivos. De acordo com uma reportagem da Bloomberg, divulgada neste domingo (18), a Maçã está em processo avançado no desenvolvimento de telas MicroLED. Se for confirmado, diversos fornecedores de painéis parceiros de longa data da gigante de Cupertino, como a Samsung e a LG, seriam afetadas. As novas telas estariam sendo produzidas em uma fábrica a poucos quilômetros da sede da Apple, na Califórnia.
O interesse da Apple em telas MicroLED vem desde 2014 com a compra da LuxLue, uma empresa especializada em displays do tipo. Essas telas funcionam basicamente igual a um painel OLED, sem a necessidade de luz de fundo como o LCD. No entanto, o MicroLED traz a vantagem de ser ainda mais brilhante, consumir menos energia e ter uma densidade maior de pixels.
Dispositivos com este tipo de tela ainda são raros, muito por conta do difícil processo de fabricação. A Samsung é uma das empresas que estão apostando na tecnologia. A The Wall, um conceito de TV modular apresentado durante a CES 2018, é um dos poucos aparelhos apresentados com o novo tipo display.
Apple menos dependente
Atualmente, a Samsung fabrica os painéis OLED usados no iPhone X, enquanto a LG está por trás do Apple Watch e também da tela 5K do iMac Pro e do iMac 27’’. Ao desenvolver o seu próprio display, a Apple teria uma vantagem competitiva por não precisar pagar essas empresas, já que teria uma tela de fabricação própria.
No entanto, ainda deve demorar alguns anos para isso acontecer. O primeiro dispositivo com o novo display deverá ser o Apple Watch, ainda sem uma data definida. Citando fontes anônimas ligadas à Apple, a Bloomberg diz que a fábrica secreta conseguiu desenvolver uma tela funcional para o relógio inteligente.
Queda nas ações
Pouco tempo depois da matéria ir ao ar, diversas empresas envolvidas no processo de fabricação de telas tiveram quedas no valor das ações, não só na Ásia, mas também nos Estados Unidos. As ações da Japan Display chegaram a cair 4,8%, enquanto os papéis da Sharp e a Samsung, registraram queda de 3,4% e 1,4%, respectivamente. A mais afetada foi Universal Display, uma das maiores fabricantes de telas OLED, com mais de 15% de queda na Nasdaq.
iPhone 6 com faixa azul na tela: como resolver? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Core i9 9900K vs Core i9 10900K: compare os chips Intel top de linha
- FaceApp não funciona e mostra erro 'algo de errado tente novamente'
- Capa para iPhone 6: dez opções mais baratas para enfeitar o celular da Apple
- Facebook 'infla' audiência e leva multa de R$ 163 milhões
- Vídeo compara gráficos de Dark Souls 3 no PS4 e outras plataformas
- Maquininha iFood vale a pena? Veja modelos, preços e taxas disponíveis
- Dragon Ball Z: Kakarot supera a marca de 2 milhões de cópias vendidas
- Detonado de Dragon Ball Xenoverse: veja como zerar o jogo de luta
- O que é o Consumidor.gov.br? Conheça o site para reclamações de empresas
- LG K10: entenda as diferenças entre os modelos normal, Power e Pro