O Google lançou um serviço de notícias totalmente reformulado. Com objetivo de ajudar o usuário a navegar no dilúvio de conteúdo que surge na internet todos os dias, a empresa anunciou o novo Google Notícias – que agora conta com aplicativo próprio. Segundo a gigante de Mountain View, o app une inteligência artificial à inteligência humana (produção jornalística) para manter as pessoas informadas.
O aplicativo vai automaticamente substituir o Google Play Banca nos celulares com Android. Ele começou a ser liberado e estará disponível para todos – inclusive usuários de iPhone (iOS) – até a próxima semana.
IA e aprendizado de máquina
Utilizando técnicas de inteligência artificial que analisam em tempo real o fluxo de notícias publicadas online, o Google Notícias entende quais pessoas, coisas e lugares estão envolvidos nas reportagens, e organiza as publicações em linhas narrativas. Assim, o leitor pode acompanhar o desenvolvimento das histórias de seu interesse, além de compreender o que está acontecendo e quais são as repercussões dos eventos.
Novo app e cobertura mais abrangente
Ao entrar no aplicativo, o usuário vai encontrar a seção “Para você” e visualizar uma lista personalizada das principais notícias do momento. Uma mistura das manchetes mais importantes, novidades locais e os últimos acontecimentos em temas de seu interesse. O software reúne conteúdos de fontes variadas. Quanto mais o app for usado, melhores tendem a ficar as recomendações.
Já a aba “Manchetes” mostra as notícias mais relevantes em geral, inclusive divididas por categorias, como Brasil, Mundo, Ciência e Tecnologia, Entretenimento e Esportes. As histórias em destaque são apresentadas em um formato visual chamado pelo Google de “visualização rápida”. A partir de tecnologias de processamento de linguagem natural, são agrupados artigos, fotos, vídeos e aspas de um único assunto. O usuário pode, assim, acessar com praticidade e agilidade, pelo celular, diferentes perspectivas.
Cada matéria exibida em qualquer segmento traz um botão colorido que dá acesso à função “cobertura completa”. Essa tela fornece chamadas de várias veículos e, para assuntos com desdobramento, uma linha do tempo. São exibidos ainda comentários das redes sociais e artigos, de opinião e análise.
A cobertura completa é a mesma para todos. Segundo o Google, a ideia é que as pessoas visualizem uma mesma base de informações de fontes confiáveis, ajudando a fomentar debates mais produtivos na sociedade. A mesma lógica vale para a aba Manchetes.
Cada notícia traz um menu com diversas funções: salvar para ler depois, compartilhar, passar a ocultar o veículo e acessar o site da publicação. Na página inicial, onde aparece o boletim personalizado, esse menu também permite que o indivíduo informe ao app se ele deve mostrar mais ou menos matérias parecidas no futuro. A aba “Favoritos” agrega todos os assuntos, fontes e reportagens salvas pelo usuário.
Por fim, a seção “Publicações” torna mais fácil seguir seus veículos preferidos e descobrir novas fontes de informação. Também são disponibilizadas revistas em formato otimizado para dispositivos móveis. É possível ainda fazer a assinatura de publicações de forma simples, com os próprios dados do Google. O conteúdo pago poderá ser acessado pelo próprio app ou nos sites dos veículos.
Com informações: Google
Quais modelos recentes de celular têm Android puro? Descubra no Fórum TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Rainbow Six grátis: Ubisoft libera game de graça no PC, PS4 e Xbox One
- Impressora 3D 'Star Trek' teletransporta objetos de um aparelho a outro
- Como encontrar a área secreta de Granite Falls em The Sims 4
- Quando é o dia das crianças? É hoje! Doodle do Google celebra
- Need for Speed: conheça os cinco jogos que marcaram a franquia
- Proibido no FIFA 20: veja práticas que dão 'ban' no jogo de futebol
- O que é Play Pass? Assinatura que libera jogos pagos chega ao Brasil
- Veja como enviar arquivos grandes do computador para um pendrive
- Far Cry 3, Portal 2 e mais: veja os melhores jogos FPS para Xbox 360
- Fone de ouvido da Sony: conheça modelos com menores preços no Brasil