A Microsoft introduziu um novo jeito de desinstalar programas com a chegada do Windows 10. O procedimento, antes feito apenas no Painel de Controle, passou a ser executado também a partir da janela "Aplicativos e recursos", que tem um visual mais elegante e intuitivo.
A ferramenta inclui um buscador para facilitar a localização de softwares específicos, tornando a tarefa de remoção ainda mais fácil. Veja a seguir como encontrar e usar os recursos de desinstalação de programas no Windows 10 no tutorial abaixo.
Botão de configurações no menu Iniciar do Windows 10 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Passo 2. Na janela de configurações, selecione a opção "Aplicativos";
Destaque para menu de Aplicativos na janela de configurações do Windows 10 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Passo 3. Desça a rolagem da janela "Aplicativos e recursos" para visualizar a lista com todos os programas instalados no Windows 10. Caso queira remover um software em particular, digite o nome no campo "Pesquisar nesta lista". Você também pode clicar em "Classificar por" e escolher outros critérios de organização para facilitar a procura. Neste exemplo, selecionamos "Data de instalação";
Mudança na classificação de exibição dos programas instalados no Windows 10 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Passo 4. Ao encontrar o programa que deseja remover, clique nele e aperte o botão "Desinstalar";
Seleção de programa para desinstalar do Windows 10 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Passo 5. Será aberta uma caixa de confirmação do procedimento. Para efetuar a remoção do software, pressione novamente "Desinstalar";
Confirmação de desinstalação de software no Windows 10 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Passo 6. O sistema exibirá uma barra com o status "Desinstalando...". Quando a remoção for concluída, o programa simplesmente sairá da lista de softwares instalados no Windows 10.
Desinstalação de programa no Windows 10 sendo concluída (Foto: Reprodução/Raquel Freire)