A ESL One: Cologne 2019, tradicional torneio de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), começa no dia 2 de julho. Reunindo 16 dos melhores times de CS:GO do mundo, o campeonato será disputado na Lanxess-Arena, e terá US$ 300 mil (R$ 1,1 milhão em conversão direta) em prêmios. Esta será a sexta edição da competição, que começou em 2014. A MIBR participa pela segunda vez desde o retorno da organização com a line up que já foi bicampeã enquanto ainda jogava pela SK Gaming. Confira, a seguir, cinco curiosidades da ESL One Cologne.
Origem
Criada em 2014, a ESL One: Cologne foi o terceiro Major da história de CS:GO. O evento trouxe elementos inusitados para época, como a introdução da distribuição aleatória dos times na fase de grupos e dois novos mapas: Cobblestone e Overpass. A responsável pelo torneio desde sua criação é a ESL, organizadora e produtora de torneios de esports de jogos como Dota 2, Rainbow Six: Siege, Clash Royale e Brawl Stars.
Em 2014, os 16 times classificados vieram com dois status. As Lendas (Legends) ganharam vaga automática por terminar no top 8 da IEM Katowice. Os Desafiantes (Challengers), garantiram presença por meio das qualificatórias na América do Norte, Europa, Índia e Oceania. Na fase de grupos, os times se enfrentaram em sistema de dupla eliminação, e os oito finalistas jogaram partidas em séries melhores de três mapas (MD3), incluindo na grande final.
Os países mais vitoriosos
Suécia e Brasil estão empatados com dois títulos da ESL One: Cologne. Os suecos levaram o título em 2014 com a Ninjas in Pyjamas de Patrik "f0rest" Lindberg, Christopher "GeT_RiGhT" Alesund, Richard "Xizt" Landström, Robin "Fifflaren" Johansson e Adam "friberg" Friberg. O bicampeonato veio em 2015 com a Fnatic de Jesper "JW" Wecksell, Robin "flusha" Rönnquist, Markus "pronax" Wallsten, Olof "olofmeister" Kajbjer e Freddy "KRIMZ" Johansson. Já em 2016, foi a vez da SK Gaming de Gabriel "FalleN" Toledo, Fernando "fer" Alvarenga, Marcelo "coldzera" David, Lincoln "fnx" Lau e Epitácio "TACO" de Melo. A equipe conquistou o bicampeonato em 2016, com João "felps" Vasconcellos no elenco.
Brasil bicampeão
Dois dos títulos mais icônicos do Brasil no CS:GO vieram da ESL One: Cologne. Em 2016, a SK Gaming fez uma campanha vitoriosa, sem nenhuma derrota na fase de grupos. Nos playoffs, os brasileiros venceram a Flipside Tatics e Virtus.pro e garantiram vaga na grande final. A equipe derrotou a Team Liquid por 3 a 0 e conquistou o título. Em 2017, a SK teve uma campanha modesta, ficando em sexto lugar na fase de grupos. Nos playoffs, o time foi vitorioso contra a OpTic Gaminge FaZe Clan. A final foi contra a Cloud9, que dias antes havia vencido o Minor de Cracóvia. O bicampeonato veio com uma vitória por 3 a 0 contra os norte-americanos.
Os MVPs de Colônia
Entre os jogadores que brilharam na ESL One: Cologne, cinco se destacaram como os MVPs do torneio. Friberg foi o destaque de 2015 com 1.14 de Rating 1.0 e flusha o destaque de 2016 com 1.38 de Rating 1.0. Aleksandr "s1mple" Kostyliev, MVP de 2018, teve 1.37 de Rating 2.0, mesmo rating de coldzera, MVP de 2016 com 213 abates, 36.6% de headshots, 88.4 de dano/round e 238 rounds jogados. Já FalleN, MVP de 2017, teve 1.24 de Rating 2.0, 263 abates, 30% de headshots, 78.9 de dano/round e 342 rounds jogados.
Um torneio histórico
A ESL One: Col
Via Liquipedia, Liquipedia, HLTV, Britannica.com, The Local, esports.com, HLTV, HLTV, ESL, ESL Play e Liquipedia
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Testamos o Alcatel GoWatch: smart com cara de G-Shock é custo x benefício
- Windows 10 tem novo explorador de arquivos escondido; saiba ativar
- CellRobot: robô modular pode ser personalizado com até 100 formas
- Libra, moeda digital do Facebook, é usada em golpes de sites falsos
- Câmera Sony A6500 ainda vale a pena? Veja análise de ficha técnica e preço
- Sete jogos do Sonic que foram cancelados pela Sega
- Trailer mostra primeira expansão de Forza Horizon 3 com corridas na neve
- Facebook lança seção de privacidade; saiba ocultar amigos e publicações
- Nova placa de rede da Asus traz Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.0 para desktops
- Conheça os melhores mods para jogar No Man’s Sky no PC