A Overwatch League (OWL) 2019 passou por mudanças na reta final da temporada. Com isso, os times e jogadores mudaram as estratégias de jogo. O FPS da Blizzard recebeu o Role Lock (limite por função) em atualização recente. O recurso força as equipes a jogarem com uma composição "2-2-2", ou seja, agora é obrigatório ter dois personagens ofensivos, dois suportes e dois tanques. A novidade veio como uma forma de acabar com a composição GOATS, que dominava o competitivo do jogo há meses. Entenda, a seguir, o impacto da função no metagame e na Overwatch League, que ficou mais disputada.
A quarta fase da OWL 2019 começou no dia 25 de julho, e os jogos da quinta semana acontecem entre 24 e 25 de agosto no Los Angeles Valiant, na Califórnia, EUA. As datas das eliminatórias ainda não foram divulgadas, mas esta é a última fase antes da grande final, que acontece no dia 29 de setembro, na cidade da Filadélfia.
Impacto do limite por função
Até a terceira fase da Overwatch League 2019, o meta GOATS era usado na maioria das partidas. Essa composição forçava os players especializados em personagens ofensivos (DPS) a jogarem com tanques ou suportes, como Zarya e Brigitte. No entanto, o rendimento do time caía, já que os DPS não atuavam na função que estavam acostumados ou ficavam na reserva.
Com o limite por função, os atletas que jogam com heróis de dano, como Tracer e Genji, podem voltar a performar melhor nas partidas. Além disso, o times podem aproveitar o meta novo para criar estratégias que usem os DPS do jogo.
Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Surpresas na Liga
Depois da implementação do limite por função, a OWL começou a sentir o impacto da novidade. No sábado, 3 de agosto, a Florida Mayhem enfrentou a London Spitfire. A Mayhem tinha conquistado apenas uma vitória na fase passada, enquanto a Spitfire era um dos times dominantes do campeonato e vencedor da OWL 2018. Em uma partida em que se esperava que o time de Londres ganhasse facilmente, a Florida Mayhem protagonizou um upset e levou a melhor. A Mei de Lee “BQB” Sang-bum e a Widowmaker Ha “Sayaplayer” Jeong-woo desmontaram a estratégia da Spitfire, resultando em 3-0 para a Florida Mayhem.
Já no dia 4 de agosto, a Washington Justice enfrentou a favorita Vancouver Titans. A Titans, que perdeu apenas uma partida durante toda a liga, era a cotada para vencer a Justice facilmente, que é a 19ª colocada entre todos os times. Mas nessa partida o player Corey Nigra do time de Washington não apenas carregou o jogo, como quebrou o recorde de acertos críticos de Hanzo, com 16% de precisão. A Washington Justice ganhou o jogo por 4-0.
Overwatch é melhor que Call of Duty e Battlefield no gênero FPS? Dê sua opinião no Fórum TechTudo
O novo meta
Os maiores ganhadores do meta 2-2-2 da liga foram Orisa, Mei, Hanzo, Roadhog e Widowmaker. Orisa e Roadhog, combinados com as habilidades Parados! e Corrente de Gancho, é uma forma dos times assegurarem abates junto com o combo de dois snip
Esses heróis terminaram a segunda semana da 4ª fase com os seguintes pick rates:
- Orisa 65,5%;
- Mei 40.2%;
- Hanzo 34,3%;
- Roadhog 46,9%;
- Widowmaker 35,9%.
Via Dot Esports, OmnicMeta, Kotaku e Overwatch League
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como usar o Amazon Prime na Apple TV
- Valores em reais no Wish: como mudar a moeda para comprar no app
- Fire TV Stick Lite é bom? Veja prós e contras do rival do Chromecast
- Free Fire: entenda cenário competitivo do Battle Royale da Garena
- Patch notes 11.1: LoL e TFT recebem primeira atualização de 2021
- Google divulga lista com os melhores jogos para Android de 2015
- Como usar o timer para parar músicas no Google Play Music
- YouTube sem anúncios: plano Red é anunciado também com acesso offline
- Google elege os melhores aplicativos para Android de 2019; veja a lista
- CS:GO: Astralis domina primeiro dia da BLAST Pro Series Madrid 2019