Qual a geração do meu processador? Para pessoas que montam seu próprio PC essa pergunta pode ser fácil de ser respondida, mas no caso de notebooks não é. Nesse tutorial o TechTudo vai ensinar como você pode descobrir, através do próprio Windows, qual a geração que o processador o seu computador pertence. Essa informação é importante para sabermos do que o chip de processamento é capaz de fazer e quais recursos e funções ele pode executar.
O que é CPU? Entenda qual é o significado da sigla e sua importância
Gerações de processadores?
Toda família de processadores, sejam eles Intel ou AMD, são compostas por gerações, assim como numa família humana. Tomando como exemplo a Intel, atualmente a sua família de processadores é a Core i, composta pelos chips Core i3, Core i5 e Core i7. Essa família de processadores (Core i) já passou por várias várias gerações e atualmente está na quinta.
Dicas para montar um PC Gamer compatível em 2015! Opine no Fórum do TechTudo.
De uma geração para outra a fabricante adiciona recursos, funções e otimiza algumas tarefas. Ainda usando como exemplo a Intel, ela ficou conhecida por um ritmo de atualizações batizado de “Tick-Tock”. Em um ano ela lança atualizações “tick”, que consistem apenas no aprimoramento da microarquitetura atual. No ano seguinte seguinte ela lança uma atualização “tock”, que consiste numa nova microarquitetura, com novas funções e recursos. Então, ela será melhorada no ano seguinte com uma atualização “tick” e o ciclo é continuado.
Descobrindo a geração do meu processador
Passo 1. Abra o Menu Iniciar do Windows e em seguida clique com o botão direito no item “Computador”.
Passo 2. Na nova janela de menu que surgir, clique no último item, “Propriedades”.
Passo 3. Você será levado para uma área do Painel de Controle que traz informações do sistema para você. Na seção “Sistema” você encontra o modelo exato do seu processador. No caso deste tutorial, temos um “Intel Core i5-3330 de 3 GHz”.
Passo 4. Vamos entender agora a nomenclatura do processador. O “Intel Core” refere-se à marca do chip. Já o “i5? é o identificador da linha do processador dentro da sua família. No caso é a linha de processadores i5. Já em “3330?, o primeiro dígito "três" identifica a geração à qual ele pertence. E os três dígitos restantes é a identificação do chip dentro desta geração. Se fosse um processador de segunda geração, o primeiro número seria "dois". Assim como se fosse um processador de quarta geração o primeiro número seria "quatro".
Agora que você já sabe como identificar a geração à qual seu processador pertence, é só pesquisar na Internet sobre os recursos e benefícios que ela possibilita.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Mi 4, Mi 3 e Redmi 2: celulares da Xiaomi fazem sucesso fora do Brasil
- Veja como tirar print no Galaxy A5, 'smart met?lico' da Samsung
- Lista reúne os melhores mods de Just Cause 3 para PC
- Doom e Pokémon Co-Master são destaques nos trailers da semana
- Integração entre WhatsApp, Facebook e Instagram terá foco em privacidade
- Exclusivo: troca de mensagens é a atividade preferida dos brasileiros no celular
- Microsoft vai atualizar ícones presentes desde o Windows 95
- Site de e-girl permite alugar o tempo de uma acompanhante de jogos
- Como desativar ou remover extensões no Chrome, Firefox, Opera e Safari
- Como diminuir a luz do notebook