Um relatório realizado pela VPN Pro, empresa de pesquisa de segurança, revelou que aplicativos de antivírus gratuitos, e aparentemente benéficos, podem obter dados da pessoa por meio de permissões duvidosas. Os apps vêm com malwares que usam as autorizações feitas durante o processo de instalação para coletar e vender informações pessoais do usuário. Os softwares ainda estão disponíveis na Google Play Store e juntos somam mais de dois bilhões de downloads.
Divulgado na última quarta-feira (6), o documento da VPN Pro esclarece que permissões, como o Bluetooth e Internet, são classificadas como normais pelo Google e são fornecidas por padrão. No entanto, permissões que podem afetar a privacidade do usuário ou a operação normal do aparelho são rotuladas como perigosas e, nesse caso, é a pessoa quem decide se concorda ao usar o aplicativo.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Entre as permissões mais nocivas estão o acesso à localização em tempo real e à câmera, inicialização automática do aplicativo e o upload de arquivos para o sistema sem necessidade de autorização prévia. Por meio desses acessos, os malwares também podem se espalhar e adicionar outras extensões maliciosas ao dispositivo.
Os aplicativos são apresentados como ferramentas de proteção para o aparelho, com funcionalidades para fazer limpeza da memória, varredura de vírus e otimizar o Android. Embora o Google já tenha sido notificado sobre a ação desses apps, nem todos foram retirados da plataforma. De acordo com o relatório, mesmo os que foram excluídos da Google Play Store conseguem desenvolver atividades maliciosas se permanecerem instalados no celular.
O TechTudo entrou em contato com a assessoria do Google, porém ainda não houve retorno até o momento desta publicação. Confira abaixo a listagem dos aplicativos para excluí-los, caso tenha baixado no smartphone:
- Mestre de segurança
- Limpador de vírus, antivírus e limpador (MAX Security)
- Antivírus grátis 2019
- 360 Security
- Virus Cleaner 2019
- Super Phone Cleaner
- Super Cleaner
- Clean Master
- Super Segurança
- Antivírus free 2019
- Antivírus para Android
- Antivírus e limpador de virus
- Antivírus Mobile
Caso você possua algum deles no dispositivo, a indicação é desinstalá-lo o quanto antes para evitar que seus dados sejam obtidos e impedir outros problemas de invasão.
Google cria mecanismo de defesa para reduzir riscos
Com uma variedade de aplicativos perigosos escapando de filtros de proteção e chegando aos aparelhos dos usuários, o Google espera reduzir o problema com a criação do App Defense Alliance.
Trata-se de uma força tarefa com empresas de segurança para ajudar a limpar a Google Play Store. Anunciada na semana passada, a aliança é formada pelas marcas ESET, Lookout e Zimperium. As companhias monitoram e pesquisam malwares para Android e, depois, relatam ao Google os problemas. O objetivo é encontrar rapidamente apps potencialmente prejudiciais e impedir que sejam publicados, garantindo a segurança da plataforma.
Como se proteger
É preciso ter cuidado e atenção na hora de baixar de qualquer app. É recomendável verificar a credibilidade do apli
Via VPN Pro
Quais são os melhores antivírus grátis ou pagos? Comente no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- O que é 'about:blank'? Entenda por que a aba do navegador fica em branco
- Download do LuluBox para o Free Fire é seguro? Apk promete skins grátis
- Só quem era viciado em Orkut vai gabaritar este teste
- Aplicativo reúne voluntários que emprestam visão a cegos; conheça
- Como desligar o carregamento rápido de bateria em celulares da Samsung
- Google Maps: Lista tem 15 hacks inusitados que você precisa conhecer
- Smite: torneio paga R$ 140 mil e brasileiros vão jogar no exterior
- Entenda a premiação do CBLoL 2018: R$ 200 mil em disputa
- Como jogar com a classe Titan em Destiny 2
- Mensagens de dia das mães para WhatsApp: 5 apps com frases e imagens