A Netflix começou a transmitir vídeos com o codec AV1 em seu aplicativo para celulares Android. O novo padrão promete reduzir o consumo de dados em até 20% quando comparado ao codec VP9, método utilizado pelo serviço de streaming até então. O anúncio foi feito na última quarta-feira (6), mas, por enquanto, a mudança está disponível apenas em alguns títulos.
O AV1 é um formato de codificação livre de royalties desenvolvido pela Alliance for Open Media (AOMedia), consórcio sem fins lucrativos do qual a Netflix e outras gigantes da tecnologia, como Amazon, Google, Intel e Microsoft, são membros fundadores.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
De acordo com a Netflix, a eficiência de compressão do AV1 deve garantir uma experiência de streaming superior "em áreas onde as redes de telefonia podem não ser confiáveis, e nossos membros têm planos de dados limitados".
Quem quiser transmitir no novo codec deverá habilitar a função "Salvar dados". Para isso, basta acessar as configurações do aplicativo e tocar em "Uso de dados da rede celular". O padrão está disponível apenas em títulos selecionados, que não foram informados pela empresa.
Em comunicado, a Netflix disse que planeja lançar o AV1 em todas as suas plataformas e que está trabalhando com fabricantes de dispositivos e chipsets para ampliar a compatibili
Via Netflix Blog e The Verge
Qual melhor concorrente para o Netflix? Opine no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Drone tem capacidade para mergulhar e navegar embaixo d'água
- Como pesquisar no PDF
- Cinco coisas que todo mundo fazia com as TVs antigas
- Mi TV Bar: veja sistema de som da Xiaomi que deixa qualquer TV 'smart'
- Como reduzir o uso de dados móveis no Instagram
- Presidente da Nintendo recebe homenagens de fãs e até de 'rivais'
- Need for Speed terá versão em realidade virtual para celulares Android
- 99Taxis: como cadastrar um cartão de crédito no app para iPhone
- Xbox One: veja as edições especiais já lançadas do console
- Conheça sete processadores que decepcionaram e entenda o motivo