A Apple pretende impedir a circulação do livro “App Store Confidential”, escrito por Tom Sadowski, ex-funcionário da empresa, por entender que a obra revelaria segredos internos da companhia. Sadowski foi gerente da App Store para Alemanha, Austria e Suíça, entre 2014 e 2019, e teria supostamente detalhado o funcionamento interno da Apple em questões relacionadas à loja de aplicativos, revelando até mesmo o conteúdo de reuniões com Tim Cook. Além do autor, a Apple também move ações contra Murmann Verlag, editor do livro. As informações sobre o episódio foram reveladas pelo jornal alemão Focus, na última quarta-feira (19).
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Na avaliação da Apple, o livro rompe obrigações contratuais de Sadowski no sentido de manter segredos e políticas internas da empresa em sigilo, mesmo depois de deixar a companhia. Esse tipo de contrato, geralmente classificado sob o termo de NDA (sigla, em inglês, para “acordo de não-divulgação”), é comum na área de tecnologia, sendo muito utilizado por corporações do setor para impedirem que seus segredos sejam divulgados.
A Apple exige que Sadowski e Verlag removam todas as cópias da obra em circulação, encerrando a distribuição do livro e destruindo qualquer cópia e manuscrito existente relacionado à obra. Até o momento, as exigências da Apple não foram cumpridas, já que o título ainda se encontra disponível em lojas virtuais.
A Apple emitiu um comunicado oficial ao site The Verge sobre o episódio, explicando que “apesar de lamentar o meio pelo qual um empregado de muito tempo violou a relação de trabalho, as ações [de Sadowski] não deixaram nenhuma opção que não fosse a sua demissão”. Além de indicar que o autor possa ter sido demitido em função do livro, a maçã reforça ainda que acredita que “todas as empresas devem ter a expectativa razoável de que suas práticas e modos de operação devam ser mantidas sob sigilo”.
Em entrevista ao jornal alemão Der Spiegel, Tom Sadowski afirma ter compartilhado o livro com a Apple antes de sua publicação e que não entende a reação da corporação já que, no seu entender, “App Store Condidential” mais beneficiaria a imagem da Apple do que prejudicaria.
O livro já está em circulação, mas algumas pessoas relatam que seu conteúdo é banal: ele retrataria a carreira do autor na Apple, suas experiências positivas e negativas no trato com a empresa, além de opiniões pessoais. O site EN24, por exemplo, afirma que não encontrou nenhum segredo relacionado �
Via Focus, The Verge, 9to5Mac, Mac Rumors, EN24
Qual comprar: MacBook Air ou Pro? Comente no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Problemas com login no YouTube? Veja como resolver e se conectar
- Wi-Fi público: brasileiros são atraídos por rede grátis e colocam dados em riscos
- Aprenda a transformar o notebook em segunda tela do PC via Wi-Fi
- Do Xperia XA1 ao XZ Premium: todos os lançamentos da Sony em 2017
- Apple deve lançar iPhone 100% sem fio a partir de 2021
- Google inaugura serviço que exibe letras de músicas nos resultados
- JBL Free: fone de ouvido sem fio tem bateria para 24 horas de música
- Alternativa ao PowerPoint, Google Slides permite controlar slides pelo celular
- Como avaliar bem (ou mal) uma loja no Facebook
- Descontos na Amazon em Março: links secretos e ofertas atualizadas semanalmente