Um estudo divulgado pela Union of Concerned Scientists nesta terça-feira (25) revelou que as viagens feitas em aplicativos de transporte como Uber e Lyft resultam em um aumento médio de 69% na poluição climática. O impacto aparece principalmente nas grandes cidades, onde as corridas solicitadas nos apps de mobilidade substituem viagens de baixo carbono, como transporte público, ciclismo ou caminhada.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Segundo o estudo, há dois fatores principais que fazem das corridas de Uber e Lyft um problema climático. O primeiro é que elas são mais poluentes do que uma viagem em carro particular, já que contribuem para o chamado "deadheading" de motoristas, fenômeno que ocorre quando o veículo circula sem passageiros.
A segunda razão é que as corridas em aplicativos de mobilidade não estão substituindo as viagens em carros particulares, mas aumentando a circulação de veículos na rua. O relatório aponta que, se comparada a viagens em carros pessoais, as viagens feitas a partir desses apps produzem cerca de 47% mais emissões de carbono.
Os pesquisadores acreditam que as empresas poderiam reduzir o dano causado pelas emissões eletrificando a frota de veículos ou incentivando os clientes a fazer viagens em grupo. “Para que as corridas contribuam para melhores resultados climáticos e de congestionamento, as viagens devem ser compartilhadas e elétricas e incentivar modos de baixas emissões, como transporte de massa, ciclismo e caminhada”, afirmam os cientistas no artigo.
A tarefa não é fácil, mas tanto a Uber quanto a Lyft já mostraram que estão comprometidas a reduzir sua pegada de carbono. Para isso, as empresas têm implementado serviços de compartilhamento de bicicletas e scooters, agendamento e emissão de bilhetes de transporte público integrados nos aplicativos.
Apesar desses esforços, grande parte das viagens solicitadas nas plataformas da Uber e da Lyft ocorrem em veículos movidos por combustíveis como gasolina, etanol e gás. As empresas até tentaram promover viagens em grupo, mas os clientes demonstraram relutância em compartilhar as corridas.
O que dizem as empresas
Ao site de tecnologia The Verge, um porta-voz da Uber ressaltou o compromisso da empresa com um transporte sustentável.
“Queremos que a Uber faça parte da solução para lidar com as mudanças climáticas, trabalhando com as cidades para ajudar a criar um futuro de transporte com baixo carbono. Para desbloquear as oportunidades que temos para reduzir as emissões, continuaremos investindo em produtos e advogando políticas que reduzam a posse de carros, promovam viagens mais compartilhadas e apoiem uma maior adoção de bicicletas, scooters, veículos ecológicos e o uso de transporte público".
Um representante da Lyft, em contrapartida, classificou o relatório como "enganoso".
"Este relatório, como muitos outros, faz alegações enganosas sobre o compartilham
Cabify vs Uber: qual o melhor no Brasil? Opine no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como atualizar o driver da placa de vídeo GTX 1650
- Como checar a saúde e uso da bateria do iPhone com o app Battery Life
- Como atualizar do Windows 8 para Windows 10
- Aplicativo que embaça o fundo da foto: saiba como usar o Fabby
- Instagram permite criar stories e salvar posts pelo navegador no celular
- Lançamentos Globoplay: veja séries e novelas que chegam em março
- Philips anuncia lâmpada Li-Fi que transmite Internet por meio da luz
- Sony lança My PlayStation, serviço web para acessar seu perfil na PSN
- Lego Avengers e Final Fantasy estão nos lançamentos da semana
- Como denunciar maus-tratos a animais