Jogar em grupos de WhatsApp é uma alternativa para se distrair com amigos durante a quarentena voluntária em prevenção ao novo coronavírus. Autoridades recomendam a adoção de isolamento social para limitar a disseminação da Covid-19, e o aplicativo de mensagens pode compensar a distância com brincadeiras em grupo. Jogos famosos, como Uno e Detetive, têm versões adaptadas para o WhatsApp para se divertir com colegas. Confira na lista a seguir cinco brincadeiras para jogar no WhatsApp com amigos e se distrair durante a quarentena do novo coronavírus.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Uno
O objetivo do Uno é usar as cartas em mãos mais rápido que outros jogadores. Para isso, é preciso jogar uma carta com o mesmo número, cor ou símbolo da anterior. Mas são as cartas de ação que deixam o Uno ainda mais divertido: quando usadas, é possível fazer seu adversário comprar mais cartas ou pular a vez, por exemplo.
Para jogar Uno no WhatsApp, é preciso reunir os participantes em um grupo. Depois de baixar o pacote de figurinhas com as cartas, um dos amigos assume a função de "mesa" para distribuí-las para os jogadores no chat privado. Com as cartas entregues e a ordem de jogo decidida, é só começar a brincar.
Caso um jogador precise comprar cartas, o amigo “mesa” deve distribuí-las no privado. E atenção: não esqueça de gritar Uno ao jogar sua penúltima carta se não quiser ser penalizado a comprar mais uma.
2. Jogo da Velha
Jogar o Jogo da Velha no WhatsApp é bem simples e não precisa de nada além do aplicativo de mensagens e um amigo. A brincadeira consiste em uma sequência de nove quadrados, organizados na forma de uma "hashtag" (#), que devem ser preenchidos com os símbolos O ou X por duas pessoas até que uma delas complete uma linha vertical, horizontal ou diagonal de três símbolos iguais. Se nenhum dos jogadores conseguir, o jogo “deu velha”.
Para jogar, simule o tabuleiro do jogo com emojis. Use nove emojis de quadrado branco, organizados em três fileiras de três e, a cada mensagem, vá substituindo um desses quadrados com o emoji de X ou O.
3. Forca
Quem nunca brincou de forca com os amigos na escola? Também é possível jogar o clássico passatempo da infância no WhatsApp. O objetivo é descobrir a palavra antes que o bonequinho seja enforcado. Para isso, junte seu grupo de amigos e escolha um deles para determinar a palavra enquanto os outros tentam adivinhá-la.
Cada pessoa deve indicar uma letra que ela acredita caber nos espaços a partir da dica dada. Se errar, o bonequinho vai ganhando partes do corpo. O jogador responsável pela palavra vai enviando as mensagens com os erros e acertos e desenhando cabeça, tronco, braços e pernas ao lado da forca. O jogo termina se alguém descobrir a palavra ou o boneco for enforcado.
4. Cidade Dorme
Também conhecido como "Noite na Vila" ou "Máfia", Cidade Dorme é um clássico jogo de mesa que possui diversas versões, adaptadas de acordo com a complexidade desejada por quem joga. O número de jogadores costuma variar entre sete e dez, mas pode ser adequado a um grupo menor de pessoas. Já o objetivo do jogo é descobrir quem é o assassino, lobo ou lobisomem, através de discussões em grupo.
Para brincar de Cidade Dorme no WhatsApp, é preciso que uma pessoa assuma o papel de narrador da história. Esse atribui aos outros jogadores, individualmente no chat privado, os personagens de assassino e cidadãos. A partir daí o narrador declara que a cidade dorme e diz ao assassino que ele deve es
Com seus amigos, é possível decidir novas regras ou adicionar outros personagens com diferentes funções: como mais de um assassino, o psicopata, o detetive ou o anjo. Tudo isso para deixar o jogo ainda mais complexo e animado.
5. Detetive
O jogo Detetive, que tem versões famosas como a edição de tabuleiro a brincadeira "de piscar" para matar uma vítima, é parecido com o Cidade Dorme na hora de ser jogado pelo WhatsApp. O objetivo é simples: descobrir quem é o assassino que está matando as vítimas.
Para jogar é necessário que alguém seja o "aplicador", responsável por organizar o jogo e determinar as funções de cada um pelo chat privado. Na primeira das duas fases da brincadeira, o aplicador pede ao assassino que escolha um nome e, no privado, ele indica quem quer eliminar. Enquanto isso, o detetive também envia um nome ao aplicador, que revela a função daquele jogador exclusivamente a ele.
Já na segunda fase, todos os jogadores votam em quem acreditam ser o assassino. Se a maioria dos votos for do real criminoso, ele é eliminado e as vítimas vencem a partida. Caso os votos da maioria sejam de uma vítima, ela é excluída do grupo e o jogo continua até que se descubra quem é o assassino ou todos sejam eliminados.
Além das funções de aplicador, detetive, assassino e vítimas, podem existir outras, como o médium (alguém que tem direito de reviver uma pessoa), o guarda (que a cada rodada escolhe um nome e envia ao privado do aplicador para protegê-la do assassino), o velho (personagem que também a cada rodada escolhe um nome para não participar da votação), entre muitas outras. Use a criatividade para adaptar as regras ao seu jogo!
Quais são os melhores jogos para Android? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Tudo que os usuários de Windows 7 precisam saber sobre o Windows 10
- Free Fire Max começa novo beta em celulares com no mínimo 2 GB de RAM
- Super Meat Boy e Override 2 são destaques nos lançamentos da semana
- LBFF 4: SS e-Sports fica com a liderança na primeira semana
- Quantos jogadores o CS:GO tem em 2021? Números da Steam impressionam
- Brazil Game Awards 2019: confira indicados aos melhores jogos do ano
- Mortal Kombat X e Dying Light são destaques nos trailers da semana
- Malas ‘smart’ que podem ser rastreadas fazem sucesso na Internet
- MSI 2019: veja agenda de jogos das semifinais e final do torneio de LoL
- Evento da Apple 2018 lança novos MacBook Air, Mac Mini e iPad Pro; veja preço