VPN é a sigla em inglês para "Virtual Private Network" (Rede Virtual Privada, em tradução livre). Como o nome indica, trata-se de um mecanismo capaz de delimitar a comunicação entre celulares, computadores e outros aparelhos que têm acesso restrito à rede em questão, bastando utilizar as credenciais necessárias. é uma forma de interligar diferentes dispositivos pela Internet, proporcionando uma segurança maior aos dados, que são criptografados, e dificultando a sua interceptação por terceiros.
Um dos possíveis usos da VPN é o acesso remoto a redes de empresas, muito usado para o sistema de home office. Trata-se de uma alternativa de custos, já que conectar todos os dispositivos por cabos pode ser bem mais caro. O TechTudo separou, a seguir, cinco perguntas e respostas sobre como funciona e como usar VPN no celular.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Como funciona VPN no celular
Uma das vantagens de se usar VPN no celular é garantir a segurança dos seus dados, por exemplo, durante a conexão a redes Wi-Fi públicas, que podem expor o celular a hackers e malwares. Além disso, suas pesquisas, downloads e uploads são feitos com maior privacidade.
Dependendo da região do planeta em que você se encontra, alguns conteúdos podem ser bloqueados por questões de restrição geográfica. Usuários podem recorrer à rede privada para atividades como assistir à Netflix de outro país, embora a empresa faça o bloqueio do uso de VPN para Netflix.
Como usar VPN no celular
Para usar VPN no celular Android, o usuário deve ir no ícone da engrenagem, que fica na barra de notificações. Em "Configurar”, toque na opção "Mais". Procure por "VPN" e toque em "Adicionar perfil de VPN". O usuário deve preencher os dados solicitados, que são obtidos junto ao fornecedor do acesso à rede em questão.
Para usar VPN no celular iPhone (iOS), a configuração é feita em "Ajustes". Em "Geral", procure por "VPN" e, em seguida, toque em "Adicionar Configuração de VPN". Selecione o tipo de protocolo, preencha os dados solicitados e conclua a operação.
VPN, acesso remoto e alternativas
A VPN é uma alternativa muito utilizada para o acesso remoto durante o home office. Ela permite que o usuário se conecte a rede empresarial e acesse as plataformas restritas aos funcionários. No caso de a empresa não disponibilizar essa modalidade, o TeamViewer se torna um aplicativo muito procurado como forma de utilizar o computador do trabalho remotamente.
Ele facilita o compartilhamento de dados entre dois dispositivos, e também possibilita a participação em apresentações, sempre por conexões seguras e protegidas por senha. Para tornar a experiência ainda mais pessoal, o app tem painel de controle, fornece histórico de chat, tem chamadas de vídeo e permite a utilização de fotos de perfil.
VPN grátis: é perigoso usar?
É preciso ter muita atenção com o uso de um serviço de VPN gratuito, porque alguns deles podem ser uma ameaça aos dados em vez de uma solução de segurança e conectividade. No momento do download, algumas alternativas de VPN grátis podem trazer softwares maliciosos como trojan, malware e spyware.
Além disso, como a conexão não é rastreada pelo provedor, pode haver roubo e venda de dados pelo próprio app utilizado, a fim de serem vendidos para empresas de publicidade e análise de consumo de conteúdo, por exemplo. Redirecionamento de sites e de
Alternativas de VPN grátis
Alguns serviços de VPN grátis, no entanto, são considerados seguros e cumprem seu papel. O TechTudo separou, a seguir, três opções.
1. Opera VPN
O Opera é um navegador que compete com nomes como Chrome e Firefox. Na sua nova versão, há vários recursos adicionais, dentre eles a integração do Opera VPN, rede ilimitada, gratuita e sem assinatura. Para habilitá-la, basta ativar em Menu > Configurações > Privacidade > VPN. O local virtual desejado pode ser escolhido e as estatísticas dos dados utilizados são mostradas. Outro ponto interessante é que a VPN do Opera também pode ser usada em janelas de navegação privada.
2. Warp
O Cloudflare possui o Warp, uma VPN móvel que proporciona uma navegação mais segura e mais rápida. Por se tratar de uma VPN para celular, o tráfego na Internet é mais seguro, mas a versão não permite a adulteração do local em que o internauta se encontra. A prática evita burlar as restrições geográficas citadas acima. O serviço não solicita informações pessoais, nem mesmo nomes.
3. Speedtest VPN
A Ookla criou seu provedor de VPN gratuito para o aplicativo Speedtest. A rede, assim como outros serviços, aponta para uma política não registrar suas atividades na Internet. Ela atribui um IP compartilhável de uma gama de mais de 40 mil endereços para tornar a identidade do usuário anônima. No Speedtest, o ícone de cadeado na parte inferior da tela é utilizado para ativar e criar o perfil VPN no seu celular.
O que é VPN no celular? Usuários tiram dúvidas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- e-Globo Ep.12: Kingdom Hearts 3, Mortal Kombat 11 e Brasil no FIFA 19
- PSN vai ganhar autenticação em duas etapas contra ataques hackers
- Emprega Brasil: como fazer cadastro e se candidatar a vagas no site
- World of Warcraft: Testamos Legion, a expansão com narrativa de cinema
- Série do GloboEporte.com reproduz bastidores da Rio 2016 em Minecraft
- Preço da PS Plus no PS4, PS3 e PS Vita aumentará para R$ 129
- MIBR vs Astralis: jogo é confirmado na Blast Pro Series SP 2019
- Tribal Wars: como trocar recursos com outros jogadores no mercado
- Como atualizar o software da sua GoPro? Aprenda o passo a passo
- Realidade virtual: novo processador pode popularizar a tecnologia