A NVIDIA aposta na inteligência artificial como forma de ajudar no combate à covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Entre os investimentos da empresa no setor, estão a expansão da plataforma NVIDIA Clara, que utiliza IA e computação acelerada e tem como objetivo ajudar médicos e profissionais da saúde no monitoramento, testes e tratamento da doença. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (14) durante a conferência online GTC 2020.
Com relação à covid-19, a NVIDIA prevê que a Clara pode ajudar de três formas principais. A primeira é na análise mais rápida de genomas humanos. O software Clara Parabricks, que está disponível gratuitamente para pesquisadores por 90 dias, permite analisar uma sequência inteira de DNA em menos de 20 minutos, um recorde para a ciência até então. A plataforma ainda oferece modelos de inteligência artificial desenvolvidos junto com institutos de saúde que podem ajudar pesquisadores a estudar a covid-19 em tomografias de tórax para, então, entender melhor a doença e detectar infecções.
Além disso, a NVIDIA CLARA Guardian, ferramenta lançada nesta quinta-feira (14) pela empresa, promete ajudar hospitais no monitoramento de sinais vitais dos pacientes, deixando a equipe médica menos exposta ao vírus. Para isso, a plataforma usa análise inteligente de vídeo e tecnologias de reconhecimento automático de fala, transformando sensores comuns de hospitais em "smarts".
Para Kimberly Powell, vice-presidente do setor de cuidados com a saúde da NVIDIA, o uso da tecnologia tem sido essencial durante essa pandemia para o melhor entendimento da doença e a busca por uma solução mais rápida. Além disso, os efeitos dessa parceria entre ciência e tecnologia vão permanecer futuramente. "Nunca antes houve uma necessidade tão crítica de aplicar a melhor tecnologia de inteligência artificial e computação acelerada em todos os aspectos da assistência médica, e seus efeitos serão sentidos amplamente além dessa pandemia e no futuro", explica a executiva.
Outra novidade revelada pela NVIDIA que deve ajudar no combate a covid-19 é o DGX A100, terceira geração do sistema de inteligência artificial mais avançado do mundo. A placa é o primeiro servidor do mundo a entregar 5 petaflops de desempenho para IA. O sistema funciona por meio de aprendizado de máquina e pode ajudar em treinamento, inferência e análise de dados em diferentes setores. Tudo isso em uma única plataforma, que já vem sendo usado por importantes instituições nos Estados Unidos.
Além das novidades voltadas para a área da saúde, a NVIDIA ainda revelou investimentos em data centers
Texto em desenvolvimento
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Smite paga US$ 1,3 milhão a equipe americana no Campeonato Mundial
- Skype Translator já está disponível para todos os usuários Windows 10
- Lenovo anuncia PCs com recurso contra curiosos durante a CES 2020
- Dia dos solteiros: como encontrar mini ar-condicionado com desconto no 11/11
- Como usar o WhatsApp Web em tablets sem 3G?
- GPD MicroPC é um computador de bolso que promete substituir notebooks
- Tebas, arquiteto escravizado, ganha homenagem do Google com Doodle
- Zenfone 3 Max vs Galaxy J7 Metal: comparativo detalha ficha técnica
- iPhone vai receber 59 novos emojis com atualização para o iOS 13.2
- Circuito Desafiante 2019: Vivo Keyd e ProGaming estão na final