A Iris Xe Max é a primeira placa de vídeo dedicada da Intel para notebooks. Usando a mesma arquitetura Xe que será implementada nas futuras placas de vídeo da marca para desktops, a GPU é posicionada pela Intel como uma alternativa à GeForce MX350. O modelo de entrada da Nvidia promete ser capaz de dar conta de jogos em Full HD a níveis de qualidade e performance razoáveis, o que indica um uso intermediário da novidade. No momento, sabe-se que a Iris Xe Max estará presente no novo Swift 3, da Acer, no VivoBook Flip, da Asus, e na nova versão do Inspiron 15 7000 2 em 1, da Dell.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
A Intel compara sua nova placa com a GeForce MX350, sinalizando que a Iris Xe Max chega a mais quadros por segundo (fps) em Full HD do que a rival, inclusive em jogos relativamente recentes, como Hitman 2, Metro Exodus e Shadow of The Tomb Raider. No geral, a novidade garante ainda performance superior à Iris Xe – sem o Max –, opção integrada da Intel em boa parte dos processadores de 11ª geração.
Além de performance para bater a GeForce MX350, a Intel promete um rendimento mais adequado a quem precisa de uma laca de vídeo dedicada para acelerar fluxos de trabalho, como editores de vídeo, por exemplo. A marca sugere uma performance 1,78x maior na hora de codificar vídeos do que uma "placa de vídeo top de linha", cujo nome não foi revelado.
Outro exemplo usado pela Intel da vocação mais profissional da placa – e descrito pelo site Ars Technica – é uma demonstração do Topaz Gigapixel AI, software que usa inteligência artificial para limpar e melhorar fotos e vídeos antigos. Rodando a aplicação, a Xe Max aprimora uma imagem cheia de defeitos 7x mais rápido que a MX350.
Esse rendimento pode ser explicado principalmente por algo que a Intel chama de Additive AI, em que a Iris Xe Max divide a carga de trabalho com a Iris Xe, integrada nos processadores de 11ª geração da marca. Bastante indicada para Inteligência Artificial, essa abordagem faz com que o computador ganhe tempo ao usar duas placas de vídeo ao mesmo tempo.
Jogadores, no entanto, não devem ter acesso ao recurso, ao menos por enquanto. A Intel explica que dividir a carga de trabalho entre a placa de vídeo integrada ao processador e a Iris Xe Max é algo que só é realmente útil numa determinada classe de atividades, como processamento de inteligência artificial.
Em termos de especificações técnicas, a placa da Intel é formada por 64 Execution Units (algo equivalente
Via Intel, Ars Technica, The Verge
Qual dessas placas de video é melhor? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Galaxy Note 5 aparece sem bateria removível e MicroSD em fotos vazadas
- Como fazer a bateria do iPad durar mais
- Final do Mundial de Just Dance 2019 será no Brasil; veja data e prêmios
- Como converter a sensibilidade do CS:GO para o Valorant
- Instagram ganha máscaras para vídeos ao vivo na rede social
- Final da Série B da LBFF 2021: veja times e como assistir ao vivo
- Pesquisadores criam algoritmo capaz de monitorar o sono por ondas de rádio
- Forza Horizon 3 ganha vida nova com DLC de pistas e carros Hot Wheels
- WhatsApp inicia testes para combater boatos, golpes e spam
- Pré-Black Friday tem 2.537 reclamações: celular é produto com mais queixas